Horas depois de o Guarani ter seu rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro consumado, o clima de tensão tomou conta do Brinco de Ouro. Na manhã desta quarta-feira (13), o vice-presidente Rubens Vicente Júnior apresentou ao Conselho de Administração (CA) a sua carta de renúncia. Pelas redes sociais, o ex-presidente Ricardo Moisés foi atacado e recebeu ameaças. Moisés respondeu no mesmo nível. O empate por 0 a 0 com o Amazonas, terça-feira (12) à noite, no Brinco, determinou a queda do Bugre com duas rodadas de antecedência.
O CA e o executivo de futebol Rodrigo Pastana darão entrevista coletiva no Brinco, nesta quinta-feira (14), às 14h. No mesmo horário, está programado um protesto das torcidas uniformizadas.
Antes da entrevista, o vice-presidente Rubens Vicente Júnior, conhecido como Rubão, solicitou sua saída do cargo que ocupa desde 2020, quando foi eleito no grupo de Ricardo Moisés.
Rubão alega que sua intenção é abrir espaço para que outras pessoas conduzam o processo de reconstrução do clube. Ele já havia declinado de assumir a presidência depois do afastamento de André Marconatto por problema de saúde. Na ocasião, ele atribuiu a decisão a compromissos profissionais.
Agora, sem Marconatto e Rubão, o CA passa a ser composto por apenas cinco integrantes: Rômulo Amaro, atual presidente, e os vices Adriano Marconatto, Adriano Hintze, Erik Franco e Gustavo Rosolen.
Choque nas redes
Nas redes sociais, o principal alvo foi o ex-presidente Ricardo Moisés, afastado recentemente do clube por solicitação do Conselho Deliberativo. Na condição de CEO, cargo que foi extinto no Brinco de Ouro, ele chegou a participar da montagem do elenco para a temporada 2024. Foi Moisés também que tomou a frente do processo de recuperação judicial do clube e ainda vinha representando o Guarani nas reuniões da Liga do Futebol Brasileiro (Libra).
Allan Aal
Logo depois do jogo que decretou o rebaixamento do Guarani, o técnico Allan Aal disse que não chegou a conversar com os dirigentes sobre seu futuro no Brinco. O contrato termina após a Série B e o acordo prevê renovação automática em caso de interesse do clube na permanência.
“Daqui para frente, poderemos sentar e conversar com calma para ver qual é a melhor perspectiva”, afirmou.
O treinador revelou na noite de terça que estava arrasado. “Difícil encontrar palavras nesse momento. Estou decepcionado, triste… Mas arrasado é a palavra. Podem ter certeza absoluta que hoje está sendo uma das piores noites da minha vida.”