Cresce o número de municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que passaram a recomendar a volta do uso de máscara em ambientes fechados e aglomerações, devido ao aumento dos casos de Covid-19. Nesta sexta-feira (18), Vinhedo seguiu as decisões de Campinas, Americana e Artur Nogueira e também indicou à população a necessidade da utilização das máscaras de proteção. Segundo a Prefeitura do município, o número de casos confirmados na cidade aumentou quatro vezes em novembro na comparação com outubro.
De 1º a 18 de outubro, a cidade contabilizou 34 registros positivos da doença, número que pulou para 151 novas contaminações de 1º a 18 de novembro, alta 444%.
“É uma medida que busca reduzir o número de contaminações na nossa cidade. Graças à vacinação, não temos registrado aumento expressivo nos casos de internação e óbitos. Por isso, reforçamos a importância da recomendação do uso de máscaras em locais fechados e de manter a vacinação em dia”, afirma o secretário de Saúde, Milton Ribolli.
Ribolli lembra que, conforme determinação do governo do Estado de São Paulo, o uso de máscara continua obrigatório em unidades de saúde. Ele ainda orienta que as pessoas usem máscara se estiverem com sintomas de gripe e resfriado. Dentro de casa, os contaminados devem se manter isolados e também usar máscaras, assim como os familiares e quem estiver cuidando do doente.