A cidade de São Paulo será ocupada, a partir deste sábado (16), por mais de 800 atividades e oficinas gratuitas, com o objetivo de apresentar ao público discussões de importância global, de forma lúdica e de fácil assimilação, sobre temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental.
As ações fazem parte da 13ª Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do país, realizado pela prefeitura em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras instituições.
Nesta edição, que se estende até o dia 24, a Virada Sustentável lança a campanha “Um olhar para 2030”, que reúne as manchetes dos sonhos de mais de 50 organizações da sociedade civil, expressando as expectativas e esperanças de futuro de quem trabalha com transformação social e ações para um futuro mais consciente. As ideias serão expressas em notícias “dos sonhos”, simuladas, para chamar a atenção do público e serão projetadas em três paredes laterais de prédios na região da Avenida Paulista.
No sábado e no domingo (17), além das imagens da campanha, serão projetadas na Avenida Paulista, outras criações, como a obra visual “Mulheres” da artista Sitah, inspirada na Marcha das Mulheres Indígenas deste ano.
Também será apresentada a série de fotos “Pamurimasa – Os Espíritos da Transformação”, do cinegrafista e fotógrafo indígena Paulo Desana, mostrando parentes indígenas, termo usado pelas etnias como uma forma de reconhecer seus pares na luta por direitos, para mostrar o conhecimento ancestral herdado dos povos originários.
Ainda como parte do evento, o Fórum Virada Sustentável discute um futuro mais consciente e resiliente para o planeta. Serão 26 painéis de discussão realizados na Ocupação 9 de Julho e no espaço Unibes Cultural. Haverá ainda apresentações artísticas e performances e uma feira de arte indígena e quilombola.
A programação completa pode ser consultada no site do evento (https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-sp-2023), no Youtube e nas redes sociais Facebook e Instagram. (Agência Brasil)