PUBLICIDADE
3 de fevereiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: ChatGPT já impulsiona debates na Educação e no mercado – por Ademar Celedônio

Redação Por Redação
12 de fevereiro de 2023
em Opinião
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Artigo: ChatGPT já impulsiona debates na Educação e no mercado – por Ademar Celedônio

Em novembro, foi lançada a mais nova versão do ChatGPT (Generativo, Pré-Treinado, Transformador, em tradução livre), uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) aberta e gratuita, pelo menos por enquanto, já avaliada em US$ 29 bilhões por especialistas, e que vem pautando conversas entre líderes de diversos setores, inclusive no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça) em janeiro.

 

Nela, podemos perguntar absolutamente tudo e, em alguns segundos, a resposta chega com relativo grau de confiabilidade e coerência.

 

A ferramenta também pode codificar o que você quiser em diversas linguagens de programação, escrever histórias, receitas de culinária completamente novas ou campanhas de marketing para seu negócio, entre outras funcionalidades.

O ChatGPT é alimentado pelo maior modelo de linguagem já montado, com mais de 175 bilhões de parâmetros, porém em mais alguns meses os parâmetros deverão crescer de forma exponencial. Os sistemas de IA de hoje são máquinas de previsão, o que significa que podem prever o que acontecerá no futuro com base nos dados passados. Isso é basicamente o que todo modelo matemático faz. E duas reportagens recentes já mostram alguns possíveis impactos na educação.

O portal G1 pediu ao ChatGPT uma redação do Enem 2022 e, em 50 segundos, recebeu o texto e enviou para a correção de professores que deram nota 680 numa escala de zero a mil. A nota da Redação do Enem é atribuída em 5 competências de 200 pontos cada. As maiores notas do texto produzido pela ferramenta foram nas competências 1 (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa) e 3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em ‘defesa de um ponto de vista), que são competências mais relacionadas ao coerente uso da língua portuguesa. Já nas competências em que exigem argumentação e criatividade as notas foram bem mais baixas.

Mas, imagino que se a reportagem tivesse pedido uma redação com o tema de 2019, por exemplo, a nota seria provavelmente maior, pois o campo de pesquisa da IA seria muito mais amplo. A outra reportagem foi do Jornal Washington Post, comentando que os professores perceberam que os trabalhos dos alunos poderiam ser feitos agora pela IA e passaram a exigir que fossem entregues escritos a mão.

 

As aplicações irão muito além das salas de aula e a IA transformará várias carreiras no mercado de trabalho.

 

Um colega de trabalho, prof Idelfranio Moreira, no dia da aplicação da 2ª fase do vestibular da Fuvest, resolveu colocar o enunciado de uma questão de física do exame no ChatGPT e recebeu várias dicas de como proceder para uma melhor solução. Avaliando o “diálogo” com a máquina, fizemos um pequeno debate de quanto poder isso pode ter para auxiliar os alunos, além de a importância de já considerarmos o tema como um itinerário formativo no novo Ensino Médio.

 

Esses algoritmos precisam ser continuamente ajustados para evitar a ampliação de notícias falsas, racismo, homofobia ou até mesmo plágio, em um esforço para oferecer ao pesquisador informações relevantes, mas responsáveis.

 

 

Esse esforço, por sua vez, parece ser um desafio ainda maior com a IA. Existem inúmeros riscos de privacidade e segurança embutidos nesses sistemas e, à medida que se tornam maiores, os impactos e os riscos também se tornam. Também em aberto temos a questão de eventuais violações de direitos autorais na geração de textos, código de programação e imagens. Além disso, como esses modelos não são sensíveis e de todo confiáveis, mas modelos matemáticos que aprenderam a responder a grandes quantidades de dados, eles são muito dependentes de ter fontes de dados imparciais e equipes diversificadas de engenheiros de dados, o que é um grande desafio no mundo de hoje.

O ChatGPT está trazendo à tona diversas discussões como as que mencionei, passando por futuro do trabalho, ética, matemática de instrução, programação, habilidades socioemocionais, portanto, estes são tópicos que devem ser estudados na proposta do itinerário formativo.

 

Dominar habilidades digitais não é mais um diferencial, mas um fator crítico de sucesso na vida de todos nós daqui em diante.

 

 

 

Ademar Celedônio é diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação

Tags: Ademar CeledônioaprendizagemChatGPTdigitalensinoIAinteligência artificiallinguagemSAS Plataforma de Educação
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: A evolução da inteligência artificial no agro e indústria brasileira – por Elizeu dos Santos
Opinião

Artigo: A evolução da inteligência artificial no agro e indústria brasileira – por Elizeu dos Santos

Por Redação
2 de fevereiro de 2026

...

O que se sabe até agora sobre a morte do cão Orelha em SC
Opinião

Artigo: Orelha: sadismo, violência e polarização política – por Armando Bergo Neto

Por Redação
1 de fevereiro de 2026

...

Artigo: Orelha: a violência que não pode ser normalizada – por Marlete Plauth

Artigo: Orelha: a violência que não pode ser normalizada – por Marlete Plauth

31 de janeiro de 2026
Artigo: Passaporte para o mercado da União Europeia para produtos em tempos de Brasil Core – por Clara Toledo Corrêa

Artigo: Passaporte para o mercado da União Europeia para produtos em tempos de Brasil Core – por Clara Toledo Corrêa

30 de janeiro de 2026
Artigo: Nikolas Ferreira, a psicologia das massas e a função do herói – por Luciana Inocêncio

Artigo: Nikolas Ferreira, a psicologia das massas e a função do herói – por Luciana Inocêncio

29 de janeiro de 2026
Artigo: 4 pensamentos para abrir novos ciclos com mais consciência – por Daniel Spinelli

Artigo: 4 pensamentos para abrir novos ciclos com mais consciência – por Daniel Spinelli

28 de janeiro de 2026
Carregar Mais
















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • À beira do rebaixamento, Marcelo Fernandes diz que Ponte vai lutar até a última rodada

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Pensando o financiamento da inovação em saúde – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Amparo: Prefeitura divulga programação do Carnaval de 2026; confira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Espaço Cultural Estúdio Cênico apresenta nova montagem de ‘Auto da Compadecida’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.