2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Doação de sangue e cidadania – por José Pedro Martins

José Pedro Martins Por José Pedro Martins
21 de agosto de 2024
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Sociedade de Medicina realiza o Dia D de Doação

Doação de sangue em Vinhedo: parceria entre o Hemocentro da Unicamp e a Prefeitura - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

A notícia é muito preocupante. Os estoques da maior parte dos tipos de sangue no Hemocentro da Unicamp estão em nível crítico. O motivo é a queda sazonal nas doações. Ações especiais estão programadas em cidades da região visando incrementar as coletas, por meio de postos móveis, e, com isso, garantir o suprimento necessário.

É muito importante que os estoques sejam repostos o mais rápido possível e que sejam mantidos sempre no nível adequado. São vidas em jogo.

Faz parte do senso comum afirmar que a doação de sangue é um ato de amor, de solidariedade e altruísmo. E é mesmo, um ato nobre, que expressa a disposição do ser humano em ajudar o outro. O mesmo no caso da doação de órgãos, gesto que tem garantido a continuidade da vida e com qualidade para muitas pessoas.

Há alguns condicionantes para a doação. A pessoa portadora de algumas doenças, como sífilis, malária ou doenças de chagas, e também pessoas com sintomas respiratórios, grávidas, puérperas ou mulheres amamentando não podem doar.

Também há limites de idade. Podem doar pessoas entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 ou 17 anos podem doar com consentimento dos pais. Idosos acima de 60 que nunca doaram também não podem fazer pela primeira vez. O doador precisa ter mais que 50 quilos de peso. Há outras restrições e o candidato ou a candidata a doar deve buscar informações para verificar a sua condição.

Mesmo com esses condicionantes, é possível aumentar de forma considerável a comunidade de doadores no país. No Brasil, menos de 2% da população doam sangue. Essa proporção representa um contingente de cerca de 3 milhões de pessoas, o que é um número muito baixo considerando a população total. São 14 ou 15 brasileiros e brasileiras em cada 1.000 fazendo doação.

O Brasil tem hoje mais de 2 mil unidades de coleta de sangue, entre hemocentros, hemonúcleos e agências de transfusão, entre outros serviços. É uma rede vasta, perfeitamente apta a receber mais doações.

A doação de sangue precisa, enfim, ser cada vez mais incentivada no Brasil.

No nosso país, é necessário lembrar que a doação e as transfusões de sangue tomaram um rumo diferente com o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 5 de outubro de 1988.

Antes do SUS e da Constituição Cidadã, como é conhecida, era possível remunerar pela doação de sangue no Brasil. Existia um comércio de sangue no país. Essa prática passou a ser proibida. Um dos nomes mais relevante do movimento da reforma sanitária, que está na origem da criação do SUS, o médico sanitarista Sergio Arouca, ex-professor da Unicamp e ex-presidente da Fiocruz, chegou a comentar que esta proibição se tornou uma das principais conquistas derivadas do novo texto constitucional. Uma conquista civilizatória.

A luta pela criação do SUS aconteceu, de fato, de modo concomitante com grandes transformações ocorridas nas políticas e práticas relacionadas ao sangue no país. A criação de uma sólida rede pública de coleta e transfusão de sangue, através da instalação de hemocentros e outras unidades, teve um grande impulso na primeira metade da década de 1980.

Naquele momento estava em curso o início da pandemia da AIDS e muitos casos de transmissão do HIV ocorriam através de transfusões de sangue. Era fundamental, então, uma ação firme do sistema de saúde pública para interromper a ocorrência de AIDS e outras doenças por meio das transfusões.

É neste cenário que nascem hemocentros como o da Unicamp, neste caso sob a liderança do médico hematologista Carmino de Souza.

Em função de seu trabalho na criação e estruturação do Hemocentro, o médico foi convidado pelo então secretário estadual de Saúde, José Aristodemo Pinotti, para coordenar o Programa de Sangue do Estado de São Paulo, que se tornou uma referência nacional pela descentralização de serviços através de uma hemorrede com equipamentos e profissionais altamente capacitados. As hemorredes espalhadas hoje pelo Brasil, funcionando sob o âmbito do SUS, fazem um rígido controle de todo o processo, desde a doação até as transfusões, justamente para prevenir a transmissão de doenças.

Ex-reitor da Unicamp, Pinotti também solicitou na época que o Programa de Sangue do Estado de São Paulo implantasse uma forte campanha de doação voluntária de sangue, reforçando o que dizia o novo texto constitucional. Isso foi feito e os hemocentros como o da Unicamp têm implementado constantes campanhas para fomentar a doação.

Ato de amor e solidariedade, sim, mas também gesto de cidadania, de reconhecimento do direito de todo ser humano a ter uma vida digna e saudável, o que passa eventualmente por receber o sangue coletado em doação.

O Hemocentro da Unicamp está localizado na Rua Carlos Chagas, 480, na Cidade Universitária, Distrito de Barão Geraldo. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h30 às 15 horas, inclusive nos feriados. Postos de coleta também funcionam no Hospital Municipal Mário Gatti de Campinas, no Hospital Estadual de Sumaré e Hemonúcleo de Piracicaba. Mais informações no site do Hemocentro: www.hemocentro.unicamp.br

 

José Pedro Martins é jornalista, escritor e consultor de comunicação. Com premiações nacionais e internacionais, é um dos profissionais especializados em meio ambiente mais prestigiados do País. E-mail: josepmartins21@gmail.com

 

 

Tags: CampinascidadaniacolunistasdoaçãohemocentroHora CampinasHora Sustentabilidadejosé pedro martinsRegiãosanguesaúdeSolidariedadeUnicamp
CompartilheCompartilheEnviar
José Pedro Martins

José Pedro Martins

Hora da Sustentabilidade

Notícias Relacionadas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
1 de maio de 2026

...

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci
Colunistas

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci

Por Karine Camuci
1 de maio de 2026

...

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

30 de abril de 2026
Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

30 de abril de 2026
Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

29 de abril de 2026
O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

29 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa das Nações de Joaquim Egídio tem início nesta quinta-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.