PUBLICIDADE
16 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Black Friday e a importância de proporcionar boas experiências ao cliente – por Selma Koshoji

Redação Por Redação
13 de novembro de 2025
em Opinião
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Artigo: Black Friday e a importância de proporcionar boas experiências ao cliente – por Selma Koshoji

Imagem Gerada por IA

O varejo está no clima do esquenta Black Friday. Aguardada com expectativa pelos consumidores, a maior temporada de promoções também é um teste de fogo para comerciantes e empresários. É hora de ganhar a atenção do consumidor e para isto é preciso oferecer preço, agilidade, bom atendimento e, principalmente, experiência.

O varejo vive a era da experiência, já considerada o novo luxo. O consumidor não quer apenas comprar — ele quer sentir, participar, ser ouvido e reconhecido. Ele quer vivenciar uma experiência marcante, que dê sentido ao seu momento de compra.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o diferencial das marcas está na experiência que proporcionam aos seus clientes. Mais do que oferecer qualidade ou preço justo — fatores que já se tornaram obrigação —, as empresas precisam criar conexões emocionais, gerar boas memórias e transformar simples interações em vivências marcantes.

As marcas que compreendem isso e colocam o cliente no centro de suas decisões estão não apenas vendendo mais, mas construindo relações de confiança e admiração. Afinal, o sucesso de um negócio é reflexo direto da experiência que ele é capaz de oferecer.

Proporcionar uma boa experiência é compreender que cada contato com o cliente é uma oportunidade de encantamento. Desde o primeiro atendimento até o pós-venda, cada detalhe transmite o quanto a marca valoriza o consumidor. Uma recepção acolhedora, uma resposta rápida a uma dúvida, um ambiente agradável, um brinde inesperado ou até um simples agradecimento personalizado podem gerar impactos duradouros.

É importante destacar que proporcionar experiências não significa criar somente ações grandiosas. Muitas vezes, o diferencial está na empatia, na escuta ativa e na personalização. Conhecer o público, entender suas necessidades e surpreendê-lo de forma genuína são gestos que constroem vínculos verdadeiros e duradouros. Não importa o tamanho do seu negócio ou preço do seu produto.

Nesse sentido, a ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) tem realizado um trabalho contínuo para levar aos empresários, especialmente comerciantes e pequenos empreendedores, capacitação necessária para torná-los mais competitivos. São cursos, oficinas, palestras e treinamentos que abordam técnicas para melhorar o atendimento, desde o primeiro contato com o cliente até o pós-venda.

Recentemente, no último evento realizado pelo grupo de networking ACIAS ION, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra “O empurrão invisível – Como usar o cérebro do cliente a favor da sua venda”. O tema abordou técnicas e dinâmicas para aprimorar a jornada de compra do cliente.

A experiência tem o poder de transformar o cliente em defensor da marca. Pessoas satisfeitas compartilham suas vivências positivas e influenciam outras a experimentarem o mesmo. Em contrapartida, uma experiência negativa tende a se espalhar rapidamente, prejudicando a imagem construída ao longo do tempo. Nesse contexto, investir em experiência não é apenas uma questão de marketing, mas de estratégia de relacionamento e sobrevivência empresarial.

A Black Friday tem conquistado cada vez mais a atenção do consumidor. Mas é a experiência oferecida ao cliente quem vai definir boa parte do sucesso da temporada de promoções.

 

Selma Koshoji é presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré)

Tags: Artigoblack fridayHora CampinasOpiniãopromoçõesVarejovendas
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Da vocação à gestão: o médico que também precisa pensar como empreendedor – por Rafael Teixeira
Opinião

Artigo – Da vocação à gestão: o médico que também precisa pensar como empreendedor – por Rafael Teixeira

Por Redação
16 de novembro de 2025

...

Artigo: Uma República para todos os brasileiros – por Rafael Cervone
Opinião

Artigo: Uma República para todos os brasileiros – por Rafael Cervone

Por Redação
15 de novembro de 2025

...

Trocar Rosto

Nova tendência da IA: Como o Trocar Rosto está tornando o marketing mais eficiente e personalizado

14 de novembro de 2025
Artigo – Enem 2025: a era da IA na educação dos jovens – por Rafael Sanchez

Artigo – Enem 2025: a era da IA na educação dos jovens – por Rafael Sanchez

13 de novembro de 2025
Artigo: Brasil lidera a construção sustentável com dez anos de antecedência – por Yorki Estefan

Artigo: Brasil lidera a construção sustentável com dez anos de antecedência – por Yorki Estefan

12 de novembro de 2025
Especialistas propõem marco regulatório para uso medicinal da cannabis

Artigo: A proclamação da república canábica do Brasil? – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco

11 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • PF faz prisões na região em operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil

    PF faz prisões na região em operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Último Feirão Casa Paulista Cohab de 2025 em Campinas acontece neste sábado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Estado de São Paulo está em alerta para chuva forte entre domingo e terça-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre títulos e rebaixamentos, Eberlin encerra primeiro mandato na Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Peça ‘A Ratoeira’ tem apresentações gratuitas no CEU Mestre Alceu

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.