A pandemia intensificou o uso das tecnologias digitais no Brasil e as pesquisas confirmam isso. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2020, divulgada no final do ano passado, aponta que 83% dos domicílios tiveram acesso à internet naquele ano. Isso corresponde a 61,8 milhões de domicílios com algum tipo de conexão à rede. Houve o aumento de 12 pontos percentuais de um ano para outro – em 2019, esse percentual era de 71%.
A internet e os dispositivos móveis tiveram papel central na pandemia, o que permitiu a continuidade das atividades empresariais com o home office, comércio com as vendas on-line, prestação de várias modalidades de serviços, educação com o ensino a distância, consultas médicas remotas, entre outras.
Esse crescimento mostra como as ferramentas digitais existem para facilitar e serem um meio de contato para o universo dos corretores de seguro, que hoje somam, no Brasil, cerca de 115 mil profissionais, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados). O corretor pode utilizá-las de forma estratégica para atração – ou prospecção -, engajamento e conversão no processo de venda.
Além de postar conteúdos interessantes e atrativos nas redes sociais, o mais importante é responder aos comentários, principalmente quando acompanhados de dúvidas. Ao interagir, é possível perceber o tipo de conteúdo necessário no momento, indicando um serviço específico ou atendendo a uma dificuldade do cliente.
Boas conversas tendem a gerar bons negócios.
É importante oferecer informação e soluções ao cliente, incluindo carências e coberturas, esclarecer e divulgar diferentes tipos de seguros. Um exemplo: com o maior número de pessoas trabalhando em home office, houve aumento nas entregas por serviço de delivery, e há coberturas para essas modalidades. Essas informações podem ser exploradas em um blog para ampliar o engajamento do corretor na internet ou usar o conteúdo em canais digitais para estreitar o relacionamento com os clientes.
Além disso, há seguradoras que contam com soluções e plataformas digitais para auxiliar corretores a terem mais agilidade e autonomia na criação e personalização de materiais para campanhas de marketing. É possível incluir logotipos em qualquer formato e personalizar gratuitamente peças digitais, acompanhando a performance das campanhas de marketing em tempo real e sem custo adicional.
Para o cliente, o meio digital propicia um atendimento prático e, também, possibilita receber um conteúdo mais abrangente, muito além de apenas uma cotação de preços.
O corretor torna-se um consultor sobre os seguros mais adequados para cobrirem tanto a pessoa como a empresa. Com as orientações em mãos, o cliente pode pesquisar sobre cada produto oferecido e refletir o que melhor atende suas necessidades. E isso sem sair de casa, de forma prática, ágil e com a melhor relação custo-benefício.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas