É um caminho sem volta. O seguro auto vai passar por profundas transformações a curto e médio prazo. Estão chegando ao mercado os carros conectados, com muita tecnologia embarcada. Os veículos deixam a fábrica já com conexão à internet permitindo que as seguradoras tenham acesso, de forma personalizada, à maneira como o condutor dirige e até trajetos por áreas perigosas. Tudo isso, claro, se o proprietário do veículo consentir em compartilhar os dados com a empresa de seguros.
O carro conectado vem equipado com dispositivos de troca de dados pela internet como padrão, permitindo a oferta de serviços como segurança conectada, possibilidade de identificar furtos e roubos em tempo real, socorro inteligente e até controle à distância por meio de aplicativos. Assim, a pessoa tem um veículo mais seguro e as seguradoras, dados confiáveis e mais precisos para avaliar os riscos e oferecer uma apólice totalmente condizente com a realidade do cliente.
A conectividade é o assunto do momento. O avanço cada vez mais rápido da tecnologia tem conquistado o perfil do consumidor brasileiro, que possui ou tem a intenção de comprar um veículo. É o que mostra a pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights: dos 5.480 entrevistados em âmbito nacional, 72% revelaram a intenção de investir mais em um carro que ofereça itens de conectividade para ter mais comodidade e segurança.
Projeções do mercado apontam ainda que, esse ano, o Brasil deve vender cerca de 150 mil veículos já com sistemas embarcados de internet. Em 2028, a previsão é de que a totalidade da frota de carros novos comercializados no país estará conectada com soluções para atender a esse crescente público.
No entanto, mesmo com toda essa tecnologia embarcada, a consultoria de um corretor é imprescindível para personalizar a contratação do seguro. Ele é o profissional qualificado que poderá avaliar, junto ao cliente, as reais necessidades e benefícios, conforme a realidade do segurado, propondo o produto que melhor lhe atende.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto na região de Campinas