2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Você é um apoiador – ou competidor – dentro do seu próprio time? – por Venâncio Guimarães

O esporte pode ser uma metáfora poderosa para ser utilizada perante desafios organizacionais

Redação Por Redação
23 de julho de 2022
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: Você é um apoiador – ou competidor – dentro do seu próprio time? – por Venâncio Guimarães

Foto: Freepik

Fui uma criança muito tímida. Tinha grande dificuldade de falar em público, hesitava em me aproximar de outras pessoas e mal conseguia encarar os adultos quando conversavam comigo. Tanto que, depois de formado, foi uma surpresa para todos que me conheciam me verem trabalhando com gestão de pessoas, extrovertido, sociável e ministrando palestras, algumas vezes para milhares de pessoas. O que me ajudou a me relacionar com o mundo? Entre alguns fatores, certamente o esporte.

Na infância e na adolescência, encontrei nas quadras a melhor maneira de fazer amizades e criar vínculos. Ao que me lembro, nunca fui o melhor jogador, mas certamente jogava feliz basquete, handebol e futebol. A máxima que a genialidade vem 1% da inspiração e 99% da transpiração sempre funcionou para mim, por isso me dedicava às atividades com muita intensidade. Mudei de Ribeirão Preto para São Paulo, me graduei em administração de empresas e entrei para o mundo corporativo, sempre carregando os valores que aprendi no esporte.

Muitos dizem que o ambiente corporativo pode ser comparado a uma família, mas para mim se aproxima mais muito mais a uma equipe esportiva. Afinal, o esporte pode funcionar como uma metáfora poderosa sobre a natureza humana e seus desafios.

E, em meio a ótimas séries sobre atletas lançadas recentemente, como a “Arremesso Final”, sobre o Chicago Bulls dos anos 1990 e “Lakers: Hora de Vencer”, sobre a equipe de Los Angeles, a “Man in The Arena”, sobre o New England Patriots, exemplifica bem isso.

A trajetória dos atletas do Patriots capitaneados contém todos os elementos para fazermos um paralelo sobre a importância da cultura criada nas equipes – e como ela pode fazer uma enorme diferença nos períodos difíceis. E, como não poderia ser diferente, o foco está no Tom Brady, reconhecido por muitos (e por mim) como o melhor quarterback (aquele responsável por armar as jogadas) de todos os tempos.

A premissa de Bill Belichick, o técnico que ganhou três Superbowls com o Patriots no intervalo de quatro anos, era: nenhum homem é maior do que o time. Esse lema fazia tanto sentido que, muitas vezes, ele tomou decisões impopulares. Em 2021, por exemplo, ele foi duramente criticado quando deixou o quarterback Drew Bledsoe, no banco, mesmo depois de recuperado de uma grave lesão.

No lugar ele manteve Brady, então o novato desconhecido. O surpreendente é que, mesmo se sentindo pronto para entrar na arena, Drew apoiou Brady e o time em todos os jogos nos quais esteve no banco, inclusive na vitória do Superbowl. No mundo corporativo, vemos colaboradores de destaque que não têm essa maturidade quando não são convocados para uma tarefa importante e decisiva. Em muitas situações, se transformam em competidores (ou adversários), esquecendo que estão disputando o mesmo campeonato.

Apresentam esse espírito de equipe aqueles que têm bem internalizados o propósito e a cultura organizacional da companhia, e esse é o principal desafio de um gestor. Brady incorporou a cultura do Patriots desde que entrou no time, em 2001. Nos relatos de companheiros, ele é descrito como humilde, motivado e com um controle emocional acima da média.

E a inteligência emocional está à frente entre as habilidades mais procuradas pelas empresas, de acordo com a pesquisa Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho (*), feita no Brasil pela Robert Half com a The School of Life, e publicada em 2021.

O estudo aponta que 55,74% dos líderes priorizam o comportamento/inteligência emocional à formação acadêmica e aos certificados no momento da contratação. E mais: 45,95% acreditam que é a inteligência emocional que mais gera lucro para os negócios.

Tom Brady admite na série que não tinha o melhor preparo físico ou habilidade quando ganhou seu primeiro campeonato na NFL. Isso ele aprimorou ao longo dos anos. Mas tem certeza de que sua força mental foi determinante para permanecer como o principal quarterback do time, com apenas 24 anos.

Aqui, faço também um paralelo com o Michael Jordan, do Chicago Bulls, e o Kobe Bryant, que jogou no Los Angeles Lakers até falecer em 2020. Phil Jackson, único coach (sim, coach) a ter treinado essas duas lendas do basquete explica no livro “Onze Anéis” que, como Brady, a principal semelhança dos dois era a força mental e a obstinação.

É também nos momentos de dificuldades que a cultura de um time, ou de uma empresa, é colocada à prova.

Depois de uma derrota ela entra em ação para reerguer os atletas, identificar as falhas, resetar estratégias e comportamentos, assim como traçar novas metas. É papel dos líderes lembrá-los que eles têm um objetivo comum maior, e isso só funciona com uma cultura organizacional que toque corações, refletindo de fato os valores das pessoas envolvidas.

A escola do esporte ajudou a formar a pessoa e o profissional que sou hoje e me inspira como gestor de RH da Dasa. Assim como a arte, a música e a literatura, acredito que é um caminho que ajuda a compreender o mundo. E na formação de líderes, é importante ver que trajetória de um time glorioso vai além da vitória ou da derrota: ela está relacionada a conhecer quem você é, onde você está e com quem você pode contar, celebrar, aprender e chorar.

Venâncio Guimarães é Diretor de Produtos- Pessoas e Cultura da Dasa

 

(*) ROBERT HALF E THE SCHOOL OF LIFE. Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho. https://www.roberthalf.com.br/sites/roberthalf.com.br/files/documents/Inteligencia%20Emocional%20e%20Saude%20Mental_RH%20e%20TSOL_set2021.pdf Acesso em 6 de julho de 2022.

Tags: ArtigoempresasequipesHora CampinasmotivaçãoOpiniãorecursos humanos
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner
Opinião

Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner

Por Redação
1 de maio de 2026

...

Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco
Opinião

Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco

Por Redação
30 de abril de 2026

...

Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

29 de abril de 2026
Artigo: A relatividade de um fim absoluto – por  Joaquim   Z.   Motta 

Artigo: A relatividade de um fim absoluto – por  Joaquim   Z.   Motta 

28 de abril de 2026
Programa gerador da declaração do IR é liberado nesta quinta-feira

Artigo: Mais renda, mais investimentos — e mais erros no Imposto de Renda – por Sandro Rodrigues

27 de abril de 2026
Artigo: A inovação é estratégica! Mas é a proteção da patente que garante geração de valor – por Clara Toledo Corrêa

Artigo: A inovação é estratégica! Mas é a proteção da patente que garante geração de valor – por Clara Toledo Corrêa

26 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa das Nações de Joaquim Egídio tem início nesta quinta-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.