A organização do Mês Carlos Gomes 2025 teve início oficial com a primeira reunião da comissão organizadora na sede da Academia Campinense de Letras (ACL). O encontro, no último dia 16, marcou o pontapé inicial do planejamento da tradicional programação cultural em homenagem ao maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, que acontece ao longo do mês de setembro.
A abertura oficial está marcada para o dia 3 de setembro, no Teatro Municipal Castro Mendes. No dia seguinte, 4 de setembro, o espaço vai receber a apresentação da Orquestra do Conservatório Carlos Gomes.
Conforme a organização do evento, a programação tem já confirmados no Castro Mendes:
♦ Orquestra Sinfônica da Unicamp – 11 de setembro
♦ Banda Sinfônica da Unicamp – 19 de setembro
♦ Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas – 20 de setembro
A agenda do mês também contará com uma homenagem no Monumento-Túmulo de Carlos Gomes, em 16 de setembro, e com a final do XVII Concurso Estímulo para Cantores Líricos, no dia 17 de setembro, no Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA).
Outro destaque é o tradicional “Roteiro Carlos Gomes a Pé”, que acontecerá aos sábados, nos dias 6, 13, 20 e 27 de setembro. Na atividade o público fará um passeio histórico pelos principais marcos da vida do compositor em Campinas.
Entre as ações educativas, estão previstas as atividades do projeto “Carlos Gomes na Escola”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação com alunos do 5º ano da Rede Municipal, além do Concurso Literário Carlos Gomes.
A comissão organizadora do Mês Carlos Gomes é formada por representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Secretaria de Educação, Unicamp, Câmara Municipal, e diversas instituições da sociedade civil, como: Academia Campinense de Letras (ACL), Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (ABAL), Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), Rotary Club Cambuí, Clube dos 21 Irmãos Amigos, Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas, Conservatório Carlos Gomes, Lojas Maçônicas Maestro Carlos Gomes e Independência e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGG).