5 de dezembro de 2023
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Compromisso com a vida: Oncocamp prioriza foco no paciente e atendimento integral

Clínica completa 32 anos de atividades com reconhecimento pela excelência dos serviços prestados

Redação Por Redação
13 de novembro de 2021
em Conteúdo Patrocinado
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Equipe médica da Oncocamp: pacientes têm se beneficiado do cuidado humanizado e do atendimento multiprofissional - Fotos: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Equipe médica da Oncocamp: pacientes têm se beneficiado do cuidado humanizado e do atendimento multiprofissional - Fotos: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Referência no tratamento oncológico na região de Campinas e em todo o Brasil pela excelência dos serviços prestados aos pacientes, a Oncocamp está comemorando neste sábado, 13 de novembro, 32 anos de atividades. A clínica, que tem como lema o ‘Compromisso com a Vida’, é reconhecida por oferecer um atendimento multidisciplinar, integral e humanizado. O foco da Oncocamp é o ser humano.

“Nosso atendimento é individualizado, de alto nível científico, visando qualidade de vida ao paciente. Acreditamos que a vida é o bem mais precioso”, diz o médico oncologista e diretor técnico responsável, Juvenal A. Oliveira Filho.

A clínica nasceu da parceria entre o especialista e a colega, também oncologista, Alice Helena R. Garcia. “Começamos em 1989, no bairro Botafogo, numa clínica menor e, ao longo do tempo, colegas mais jovens foram se juntando a nós. Por mantermos uma atualização constante, com atendimento focado no paciente e suporte humanizado, fomos crescendo e saímos de uma sala de 60 metros quadrados para os 1.200 metros quadrados de hoje”, ressalta.

Os oncologistas Juvenal A. Oliveira Filho  e Alice Helena R. Garcia: alegria pelo aniversário de 32 anos da Oncocamp

 

Desde 2001 na sede própria no Jardim Guanabara, ao lado do Bosque dos Alemães, a Oncocamp atende cerca de mil pacientes anualmente e conta com especialistas nas áreas de Oncologia clinica (Quimioterapia), Oncohematologia, Radioterapia, Clínica da Dor, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia.

“Temos pacientes na Oncocamp que passam com psicólogo, com dentista, com fisioterapeuta. Esse acolhimento faz uma diferença imensa para o bem-estar dos pacientes. É um diferencial nosso, que conquistamos ao longo dos anos”, ressalta a oncologista Alice Garcia.

“Esse cuidado integral é muito importante. Temos pacientes em estado mais grave, temos outros iniciando tratamento, e todos têm se beneficiado das nossas linhas de cuidados e desse atendimento multiprofissional”, complementa Otavio Martucci, médico oncologista do corpo clínico da Oncocamp, representante da ala mais jovem que chegou, conforme ressaltam Juvenal e Alice, para engrandecer os quadros da clínica.

“A maneira mais humanizada possível de conduzir os casos é olhar o paciente como foco, como centro da atenção, e não a doença como a protagonista. E a gente só consegue fazer isso como time, não só de médicos mais de outros profissionais de áreas afins. Quando os pacientes tecem elogios eles começam desde a forma como são recebidos pelo porteiro, ao pessoal de apoio que vai oferecer uma água ou café, isso faz diferença”, observa Martucci.


“Conseguimos solidificar um grupo que fala a mesma língua, que tem por base uma estrutura científica sólida, educação médica continuada, participação em eventos médicos no País e no Exterior. Tivemos ao longo desses anos a oportunidade de obter certificação de qualidade em nível de excelência, a ONA, e fomos a primeira clínica do Brasil a ter uma certificação internacional europeia, chamada ACSA, da região da Andaluzia, na Espanha”, destaca Juvenal sobre a equipe e os selos de qualidade conquistados, atestando o bom trabalho que vem sendo desenvolvido.

Evolução

A atualização constante é requisito fundamental na oncologia, onde a evolução em equipamentos, medicamentos e estudos clínicos é muito rápida. “A área de Oncologia evoluiu muito. Nós sabemos que dentro da Oncologia podemos tratar o paciente de diversas formas. Formas tradicionais como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia. Mas temos hoje a imuno-oncologia, que tem trazido curas para doenças que antes eram consideradas intratáveis como alguns tipos de câncer, como melanoma maligno, câncer do pulmão e renal”, observa o diretor técnico.


O oncologista explica que hoje um paciente é atendido, feita a biopsia, e essa biopsia pode ser analisada pela genética, pelo sequenciamento. É esse mapeamento que vai mostrar qual o melhor atendimento para esse paciente. “Com o sequenciamento genético molecular temos tido a possibilidade de individualizar o tratamento, e temos conseguido resultados fantásticos com isso”, detalha.

Pandemia

Os médicos da Oncocamp lembram que o período mais crítico da pandemia de coronavírus foi um desafio. “Baseados na nossa máxima que é o ‘Compromisso com a Vida’ nós nunca paramos. Acho que nada mais que um compromisso com a vida do que durante uma pandemia. Todos os pacientes foram atendidos. Os pacientes que muitas vezes não queriam vir, por conta do receio, a gente conversava para manter o tratamento e não deixar de vir. E conseguimos passar pelo período. Isso é graças ao nosso espírito de equipe. Temos um sentido de equipe muito forte”, conta a médica Alice Garcia.

O período de pandemia, contudo, gerou um impacto significativo na área oncológica. “Uma demanda ficou reprimida, muitos casos estão chegando tardiamente. Vamos ter que estar preparados para esse momento pós-pandemia. Existem dados robustos de que no Brasil nós deixamos de diagnosticar mais de 60 mil casos de câncer durante a pandemia”, explica Otávio Martucci.

Futuro e prevenção

Em 2030 o câncer será a maior causa de morte do mundo, ultrapassando as doenças cardiovasculares. “Temos que pensar uma fórmula de controlar a doença. Talvez um dia o câncer se torne uma doença crônica, os tumores avançados que a gente não consegue oferecer a cura propriamente dita, talvez consigamos controlar e esse paciente vai viver com câncer como as pessoas vivem com hipertensão, diabetes e outros males”, diz Martucci. “Chegamos a um estágio onde doenças incuráveis décadas atrás estão podendo agora ser controladas. O que era impensável”, ressalta o especialista.

Segundo Otávio Martucci embora o câncer seja uma doença genética, os tumores hereditários representam apenas 5% a 10% dos casos. O médico destaca a importância de hábitos saudáveis na prevenção do câncer.

“O caminho hoje está bem estabelecido. A maior parte dos cânceres tem causas externas, digamos assim. Embora seja uma doença genética, ela não é cem por cento hereditária. Então, hábitos de vida saudáveis como ter alimentação balanceada, atividade física regular, combate à obesidade e não fumar, são atitudes que, se praticadas, ajudam a reduzir a incidência de câncer”, destaca.

 

SERVIÇO:

ONCOCAMP

Rua Padre Joaquim Gomes, 149 – Jd. Guanabara

Campinas – SP – CEP 13073-400

(Ao lado do Bosque dos Alemães)

Central de Atendimento (19) 3213-4444

https://www.oncocamp.com.br/view/index.php

Tags: Campinascâncerclínicacuidados paliativosHora Campinashormonioterapiaimuno-oncologiaOncocamponcologiaquimioterapiaradioterapiatratamento
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

Plataforma multimídia de notícias, análise e serviço

Notícias Relacionadas

Bruno Galdino em ação: martelinho de ouro é uma técnica que busca reparar pequenos amassados em veículos utilizando martelos, alavancas e a manipulação cuidadosa do metal. - Foto: Divulgação

A arte do martelinho de ouro – Saiba quem é Bruno Galdino

16 de novembro de 2023
A Tartanero se especializou em fabricar e oferecer uma variedade de opções em doces, salgados, tortas, bolos, massas, sorvetes e congelados - Fotos: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Tartanero, delícias para celebrar a vida neste final de ano

7 de dezembro de 2022
André Pinotti, médico vascular: “A circulação do sangue no corpo é parecida com redes de transporte que conhecemos como malhas viárias, com estradas, ruas e avenidas" Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Médico André Pinotti reforça importância de exames para diagnóstico de doenças arteriais e da circulação

27 de novembro de 2022
Ladir Almada Neto, diretor comercial e de marketing da Cervejaria Campinas: empreendedorismo e expansão dos negócios Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Cervejaria Campinas garante sabor especial à Copa e às festas de fim de ano

26 de novembro de 2022
Vinhedos da Villa Santa Maria, que produzem sete variedades de uva: enoturismo em alta Foto: Divulgação

Villa Santa Maria: uma das 40 vinícolas mais charmosas do País

17 de outubro de 2021
Escola Brasinha/Colégio Lyon Campinas: Filosofia Humanista e busca da socialização,  cidadania e  respeito ao próximo - Fotos: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Escola Brasinha/Colégio Lyon: coragem para inovar e filosofia humanista de ensino

13 de outubro de 2021












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista


Mais lidas

  • Amoroso marcou um gol de pênalti: "O mais importante é poder ajudar as famílias" Fotos: Rogério Capela

    Chuva de gols marca o Jogo da Família no Brinco; veja fotos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas convoca 93 aprovados em concursos; 61 são enfermeiros

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia portuguesa localiza bebê de 3 meses levada de Valinhos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Fios finos e ralos? Veja cortes para dar volume! – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Placa Mercosul: saiba como identificar a cidade de um veículo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
PUBLICIDADE
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
[email protected]

Editores de Conteúdo

Laine Turati
[email protected]

Maria José Basso
[email protected]

Silvio Marcos Begatti
[email protected]

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
[email protected]

Gustavo Magnusson
[email protected]

Leandro Ferreira
[email protected]

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9894-0016

Canal Direto

[email protected]

Redação

[email protected]

Departamento Comercial

[email protected]
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist