Referência no tratamento oncológico na região de Campinas e em todo o Brasil pela excelência dos serviços prestados aos pacientes, a Oncocamp está comemorando neste sábado, 13 de novembro, 32 anos de atividades. A clínica, que tem como lema o ‘Compromisso com a Vida’, é reconhecida por oferecer um atendimento multidisciplinar, integral e humanizado. O foco da Oncocamp é o ser humano.
“Nosso atendimento é individualizado, de alto nível científico, visando qualidade de vida ao paciente. Acreditamos que a vida é o bem mais precioso”, diz o médico oncologista e diretor técnico responsável, Juvenal A. Oliveira Filho.
A clínica nasceu da parceria entre o especialista e a colega, também oncologista, Alice Helena R. Garcia. “Começamos em 1989, no bairro Botafogo, numa clínica menor e, ao longo do tempo, colegas mais jovens foram se juntando a nós. Por mantermos uma atualização constante, com atendimento focado no paciente e suporte humanizado, fomos crescendo e saímos de uma sala de 60 metros quadrados para os 1.200 metros quadrados de hoje”, ressalta.
Desde 2001 na sede própria no Jardim Guanabara, ao lado do Bosque dos Alemães, a Oncocamp atende cerca de mil pacientes anualmente e conta com especialistas nas áreas de Oncologia clinica (Quimioterapia), Oncohematologia, Radioterapia, Clínica da Dor, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Fisioterapia.
“Temos pacientes na Oncocamp que passam com psicólogo, com dentista, com fisioterapeuta. Esse acolhimento faz uma diferença imensa para o bem-estar dos pacientes. É um diferencial nosso, que conquistamos ao longo dos anos”, ressalta a oncologista Alice Garcia.
“Esse cuidado integral é muito importante. Temos pacientes em estado mais grave, temos outros iniciando tratamento, e todos têm se beneficiado das nossas linhas de cuidados e desse atendimento multiprofissional”, complementa Otavio Martucci, médico oncologista do corpo clínico da Oncocamp, representante da ala mais jovem que chegou, conforme ressaltam Juvenal e Alice, para engrandecer os quadros da clínica.
“A maneira mais humanizada possível de conduzir os casos é olhar o paciente como foco, como centro da atenção, e não a doença como a protagonista. E a gente só consegue fazer isso como time, não só de médicos mais de outros profissionais de áreas afins. Quando os pacientes tecem elogios eles começam desde a forma como são recebidos pelo porteiro, ao pessoal de apoio que vai oferecer uma água ou café, isso faz diferença”, observa Martucci.
“Conseguimos solidificar um grupo que fala a mesma língua, que tem por base uma estrutura científica sólida, educação médica continuada, participação em eventos médicos no País e no Exterior. Tivemos ao longo desses anos a oportunidade de obter certificação de qualidade em nível de excelência, a ONA, e fomos a primeira clínica do Brasil a ter uma certificação internacional europeia, chamada ACSA, da região da Andaluzia, na Espanha”, destaca Juvenal sobre a equipe e os selos de qualidade conquistados, atestando o bom trabalho que vem sendo desenvolvido.
Evolução
A atualização constante é requisito fundamental na oncologia, onde a evolução em equipamentos, medicamentos e estudos clínicos é muito rápida. “A área de Oncologia evoluiu muito. Nós sabemos que dentro da Oncologia podemos tratar o paciente de diversas formas. Formas tradicionais como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia. Mas temos hoje a imuno-oncologia, que tem trazido curas para doenças que antes eram consideradas intratáveis como alguns tipos de câncer, como melanoma maligno, câncer do pulmão e renal”, observa o diretor técnico.
O oncologista explica que hoje um paciente é atendido, feita a biopsia, e essa biopsia pode ser analisada pela genética, pelo sequenciamento. É esse mapeamento que vai mostrar qual o melhor atendimento para esse paciente. “Com o sequenciamento genético molecular temos tido a possibilidade de individualizar o tratamento, e temos conseguido resultados fantásticos com isso”, detalha.
Pandemia
Os médicos da Oncocamp lembram que o período mais crítico da pandemia de coronavírus foi um desafio. “Baseados na nossa máxima que é o ‘Compromisso com a Vida’ nós nunca paramos. Acho que nada mais que um compromisso com a vida do que durante uma pandemia. Todos os pacientes foram atendidos. Os pacientes que muitas vezes não queriam vir, por conta do receio, a gente conversava para manter o tratamento e não deixar de vir. E conseguimos passar pelo período. Isso é graças ao nosso espírito de equipe. Temos um sentido de equipe muito forte”, conta a médica Alice Garcia.
O período de pandemia, contudo, gerou um impacto significativo na área oncológica. “Uma demanda ficou reprimida, muitos casos estão chegando tardiamente. Vamos ter que estar preparados para esse momento pós-pandemia. Existem dados robustos de que no Brasil nós deixamos de diagnosticar mais de 60 mil casos de câncer durante a pandemia”, explica Otávio Martucci.
Futuro e prevenção
Em 2030 o câncer será a maior causa de morte do mundo, ultrapassando as doenças cardiovasculares. “Temos que pensar uma fórmula de controlar a doença. Talvez um dia o câncer se torne uma doença crônica, os tumores avançados que a gente não consegue oferecer a cura propriamente dita, talvez consigamos controlar e esse paciente vai viver com câncer como as pessoas vivem com hipertensão, diabetes e outros males”, diz Martucci. “Chegamos a um estágio onde doenças incuráveis décadas atrás estão podendo agora ser controladas. O que era impensável”, ressalta o especialista.
Segundo Otávio Martucci embora o câncer seja uma doença genética, os tumores hereditários representam apenas 5% a 10% dos casos. O médico destaca a importância de hábitos saudáveis na prevenção do câncer.
“O caminho hoje está bem estabelecido. A maior parte dos cânceres tem causas externas, digamos assim. Embora seja uma doença genética, ela não é cem por cento hereditária. Então, hábitos de vida saudáveis como ter alimentação balanceada, atividade física regular, combate à obesidade e não fumar, são atitudes que, se praticadas, ajudam a reduzir a incidência de câncer”, destaca.
SERVIÇO:
ONCOCAMP
Rua Padre Joaquim Gomes, 149 – Jd. Guanabara
Campinas – SP – CEP 13073-400
(Ao lado do Bosque dos Alemães)
Central de Atendimento (19) 3213-4444