“Ajudar o consumidor a celebrar a vida”. Essa é a missão da Tartanero, referência em delícias gastronômicas em Campinas. A mensagem, contida no site da rede, mostra o compromisso com o cliente. E nesse 2022, a Tartanero prova mais uma vez ser a melhor opção para as festas de fim de ano. Afinal, a variedade de doces e salgados se une, definitivamente, a uma gama de diversos sabores de sorvetes de massa. São mais de 30 no cardápio.
“Tínhamos o projeto e, no começo da pandemia, com um pouco mais de tempo, começamos a fabricar o sorvete”, conta um dos proprietários da rede, André Luiz Alberich. “No início eram só quatro sabores. Hoje, estamos com mais de 30”, celebra. Entre os que tem mais saída estão a torna de limão, charge, belga e o ninho trufado.
A Tartanero está no mercado há quase 30 anos e se especializou em fabricar e oferecer uma variedade de opções em doces, salgados, tortas, bolos, massas, sorvetes e congelados. São opções que mantêm uma clientela fiel e abrem as portas para que novas gerações descubram as delícias das prateleiras.
“Oferecemos produtos light, integrais, veganos e vegetarianos. Temos massas, doces e salgadinhos. Somos especialistas em festas de todos os tipos e oferecemos produtos para várias escolas, colégios e cafeterias”, expõe André.
Um dos diferenciais da Tartanero é a tradicional bomba. “São exclusivas, você não acha aqui no Brasil. São de 300 gramas, totalmente cobertas com creme Paris, chocolate puro, ao leite, meio amargo, de creme, chocolate com morango, doce de leite com morango, e a de trufa de chocolate com limão”, descreve.
Entre os salgados, o destaque são as coxinhas e as bolinhas de queijo, que derretem na boca.
Tradição familiar
A Tartanero surgiu a partir de um empreendimento familiar. Nos anos 80, a mãe de André tinha uma empresa chamada Garfo Torto, que logo envolveu toda a família. Em 1994 foi fundada a Tartanero, que começou com uma clientela bem familiar, até se expandir e chegar ao porte de hoje.
O modelo de fabricação, no entanto, segue uma linha artesanal, conta André.
Além da Loja de Fábrica, localizada no Taquaral, a Tartanero conta com outras no Shopping Unimart e Parque Dom Pedro Shopping, além das unidades no Hospital Renascença e no Hospital Santa Tereza.
O nome Tartanero significa Tartana ou Carroça, meio que era muito usado na Espanha das décadas de 1950 e 1960 para transportar pessoas e mercadorias. Alguns tartaneros, que eram os condutores desses veículos, traziam também uma infinidade de guloseimas – doces e salgados – para vender pela cidade.
“Essa foi a inspiração”, revela André.