O atípico final de ano de 2022 pede uma gelada. E em dose dupla, por favor. As festas estão chegando com um reforço extra de emoção. Afinal, a Copa do Mundo resolveu dar as caras às vésperas do Natal e Ano Novo e para que a celebração seja completa a Cervejaria Campinas entra em campo.
Fabricada artesanalmente em Campinas, a cerveja que está no mercado há seis anos é a companhia ideal, por exemplo, para o fã do futebol arte que vem acompanhando o Mundial do Catar. E o sabor diferenciado é um atrativo a mais para quem espera por um ano de 2023 realmente novo.
“Com o volume menor que as cervejarias artesanais possuem, é possível ter um cuidado especial com todas as etapas, principalmente na fermentação, que podemos fazê-la sem pressa”, diz Ladir Almada Neto, diretor comercial e de marketing da Cervejaria Campinas, explicando o processo que garante o resultado final do produto. “E ainda existe a preocupação com a qualidade dos insumos, que fazem total diferença. Já cervejarias de grande escala não conseguem cuidar tão de perto do processo.”
Como o próprio nome já propõe, a Cervejaria Campinas tem uma íntima ligação com a cidade.
VEJA IMAGENS (por Leandro Ferreira)
A história
“Ela nasceu simbolicamente no dia do aniversário de Campinas, em 14 de julho de 2016”, conta Almada Neto. “A ideia do nome, que foi minha e dos meus sócios Carlão (Carlos Colombo) e João Paulo Colombo, está ligada ao conceito de cerveja artesanal ser um negócio local, com engajamento direto da comunidade ao seu redor”, explica. “Com essa mentalidade, abrimos as portas da fábrica para o consumidor ter acesso à loja de souvenirs e cervejas e ao tour guiado aos sábados. Além disso, fazemos o reuso do bagaço do malte nas fazendas próximas, o tratamento do esgoto prévio antes do descarte, utilizamos mão de obra local e as ações beneficentes também são voltadas para a cidade.”
O diretor conta que o negócio começou amparado por um grande sonho, mas os primeiros passos foram difíceis. “No começo, tínhamos apenas um barracão de 250m² e muita adaptação para compactar todos os recursos necessários, como chiller, caldeira, compressor, tanque de água quente, e os equipamentos de produção, como panela, tanques fermentadores, barris, chopeiras, cilindros de CO², entre outros”, lembra.
A rápida aceitação do mercado, no entanto, abriu novas possibilidade e o grupo arriscou. “Passamos a acreditar mais no negócio e alugamos outros espaços, ampliando nossa capacidade produtiva. Mas todos os dias são desafiadores.”
Hoje, a Cervejaria Campinas conta com 1.250 m² de área instalada em sua sede e matriz de produção no Parque Via Norte e uma frota com 10 carros de apoio e entrega. Possui ainda lojas próprias no Taquaral, Swiss Park e Barão Geraldo. “Todos os insumos para produção da cerveja são importados de distribuidores brasileiros de maltes, lúpulos e leveduras, e os produtos comercializados são barris de chope e garrafas ou latas de cerveja pasteurizadas ou não”, expõe Almada Neto.
A expressão “multicanais” serve para definir o formato de comercialização da Cervejaria Campinas. Além das lojas próprias, o produto pode ser encontrado em bares e restaurantes, gôndolas de grandes redes de mercados na região, na loja virtual com entrega para todo o Brasil (loja.cervejariacampinas.com.br), distribuidores, geladeiras de autosserviço de condomínios em Campinas e até fora do Estado.
Este mês de dezembro promete ser especial para a empresa. “Comemorações de fim de ano movimentam muito o nosso segmento e o fator Copa do Mundo gera uma expectativa maior”, resume o diretor comercial e de marketing.
“Nos preparamos bastante para este momento, mesmo ainda com tantas incertezas econômicas e a presença da Covid-19. Mas devemos chegar a uma produção de 250 mil litros, o que seria uma grande conquista, algo bem superior a nossa normalidade.” Por ano, a produção da fábrica chega a ser de 1 milhão de litros, o que corresponde a 7% da produção anual das grandes marcas.
A Cervejaria Campinas á a patrocinadora do canal Copa 2022 no Hora Campinas.
Premiações
A Cervejaria Campinas costuma valorizar bastante os concursos cervejeiros. Em seis anos de mercado, foram várias medalhas conquistadas, mas uma é especial. Neste 2022, pela primeira vez a cervejaria alcançou um prêmio internacional. No World Beer Awards, a IPA Zero da fabricante ganhou a medalha de Melhor IPA sem álcool do mundo. Ou seja, mais um motivo para celebração. E com cerveja, é claro.