O prefeito Dário Saadi (Republicanos) foi reeleito em primeiro turno para um novo mandato em Campinas. Com 90% das urnas apuradas, ele obteve 66% dos votos válidos, conforme totalização divulgada pela Justiça Eleitoral. Saadi assumirá em 1º de janeiro para a gestão 2025-2028.
Pedro Tourinho (PT) ficou em segundo lugar na corrida à Prefeitura, com 23% dos votos válidos, seguindo por Rafa Zimbaldi (Cidadania), que obteve 8,17% dos votos válidos.
Wilson Matos alcançou 1,84% dos votos válidos e Angelina Dias (PCO) teve só 900 votos (sua candidatura segue sub-júdice, pois foi indeferida pela Justiça por questões legais de documentação.
Dário Saadi votou pela manhã no bairro Bonfim e mostrou tranquilidade. Sua campanha, porém, nos bastidores confiava numa vitória em primeiro turno. As pesquisas registradas na Justiça Eleitoral davam essa perspectiva.
As sondagens de tracking que regularmente chegavam às mãos de seus assessores mais próximos também animavam o staff. Nestes monitoramentos, conforme apurou o Hora Campinas, em nenhum momento sua liderança foi ameaçada.
Análise
Dário Saadi reiterou ao longo da campanha que seu governo encarou a segunda e mais letal onda da pandemia da Covid-19, comprometendo os investimentos e afetando o planejamento da gestão.
No período 2021-2022, reforçou o prefeito reeleito, teve de priorizar o socorro aos campineiros e administrar os dilemas e imposições do isolamento, o que teve impacto negativo na economia.
Dário também apresentou ao longo da campanha o argumento de que, mesmo com a pandemia, teve uma gestão bem-sucedida, com políticas públicas em várias áreas.
O prefeito reeleito terá de encarar um problema jurídico ainda, pois sua candidatura foi cassada em primeira instância por abuso de poder político em razão de uso de espaços públicos para gravação de programas eleitorais e para posts em redes sociais.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não julgou o recurso. A assessoria jurídica de Dário confia que a decisão será revertida em multa e que ele se manterá elegível.
REPORTAGEM EM ATUALIZAÇÃO