Lanterna há 25 rodadas, o Guarani tem nesta quinta-feira (24) mais uma chance de deixar essa condição no jogo contra o Sport, às 21h30, na Ilha do Retiro, no Recife. O duelo encerra a 33ª rodada da Série B e marca um confronto de opostos, já que os donos da casa estão na terceira colocação, com 56 pontos, e se igualam na pontuação ao líder Santos em caso de vitória. A TV Brasil e o Canal GOAT, no YouTube, transmitem a partida.
O Guarani soma 31 pontos e, se vencer, chega aos 34, troca de lugar com o vice-lanterna Brusque, que tem 32, e alcança o antepenúltimo colocado Ituano, ficando atrás pelos critérios de desempate. Hoje, a diferença em relação ao CRB, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de cinco pontos e será reduzida para dois em caso de triunfo no Recife. Todos os concorrentes do Bugre já jogaram na rodada.
O Guarani chega na capital pernambucana embalado, pois vem de duas vitórias seguidas, a última no Dérbi 208, que encerrou um tabu de 15 anos sem triunfo sobre a Ponte Preta no Moisés Lucarelli. Para o técnico Allan Aal, os últimos resultados positivos refletem o equilíbrio emocional atingido pelos jogadores e que precisará ser novamente comprovado na Ilha do Retiro.
“Sei como é jogar lá, a pressão é enorme, mas o duelo contra a Ponte Preta nos deu uma direção de como nos comportar em um jogo com o estádio inteiro contra”, afirmou o treinador. Autor do gol que garantiu a vitória bugrina no clássico campineiro por 1 a 0 no último domingo (20), Matheus Bueno admite as dificuldades no duelo desta quinta, mas faz uma comparação para reforçar a confiança na vitória. “Se o Operário foi lá e ganhou, por que não podemos fazer o mesmo?”, lembrou, referindo-se ao placar de 2 a 1 para a equipe paranaense sobre o Sport, na Ilha do Retiro, no último dia 16.
Allan terá de fazer mudanças no time. O lateral direito Pacheco sentiu um desconforto muscular e foi vetado. Seu substituto deve ser Heitor, que no Dérbi foi improvisado no meio de campo.
Assim, a vaga no meio deve ser preenchida por Pierre. O volante Anderson Leite e o goleiro Pegorari, ausentes do Dérbi, não se recuperaram a tempo de lesões musculares e seguem fora da relação.
Dos atletas que viajaram para o Recife, seis estão pendurados com dois cartões amarelos: Matheus Salustiano, Matheus Bueno, Gabriel Bispo, João Victor, Douglas, Pierre. Caso um deles seja advertido, desfalcará a equipe no duelo de terça-feira, contra o Novorizontino, no Brinco de Ouro.
Confira a provável escalação do Guarani:
Vladimir; Heitor, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Jefferson; Gabriel Bispo, Pierre, Matheus Bueno e Luan Dias; Caio Dantas e João Victor. Técnico: Allan Aal.