Agarrado a uma corda prestes a se romper na beira do precipício. É nessa situação que o Guarani enfrenta o Amazonas nesta terça-feira (12), às 21h, no Brinco de Ouro, em duelo válido pela 36ª e antepenúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Se vencer, o Bugre ainda manterá as remotas chances matemáticas de permanência na divisão. Empate ou derrota decretam o rebaixamento à Série C por antecedência.
O Guarani só não entrará em campo já rebaixado em razão do tropeço dos concorrentes na rodada. As derrotas de CRB e Ponte Preta para Goiás e Vila Nova, respectivamente, mantiveram o alviverde respirando. O Bugre, que vem de três derrotas seguidas, é o lanterna com 31 pontos, a oito do CRB, primeiro fora da zona de rebaixamento e com um jogo a mais. A Ponte, também com um jogo a mais, abre o Z4, com 38. Os comandados do técnico Allan Aal ainda disputam mais nove pontos e, além da necessidade de ter 100% de aproveitamento, precisam seguir torcendo por tropeços dos concorrentes.
Se ganhar nesta terça, o Guarani deixa a lanterna depois de 29 rodadas. Isso porque chegará aos 34 pontos e trocará de lugar com o penúltimo colocado Brusque, que tem 33.
A equipe catarinense perdeu do Paysandu por 1 a 0 na segunda-feira (11) e foi rebaixada. Na 37ª rodada recebe o Guarani, domingo (17), às 11h. Depois, o último jogo do time de Campinas na temporada será diante do Ceará, no Brinco, dia 24 de novembro.
“Vamos honrar o clube e a torcida, tentar ganhar os jogos e contar com a sorte. Quem sabe não consigamos sair dessa situação”, diz o técnico Allan Aal.
A equipe terá vários desfalques no duelo contra o Amazonas. O zagueiro Matheus Salustiano e os volantes Gabriel Bispo, Anderson Leite e Pierre cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. João Victor e Bruno Mendes deixaram o campo com dores na derrota para o Goiás e são dúvidas.
O aproveitamento de Luan Dias, vetado no último jogo em razão de um trauma na panturrilha, também é incerto. Por outro lado, o atacante Marlon Douglas, recuperado de lesão muscular, pode aparecer como novidade na escalação.
Do outro lado
O Guarani enfrentará um time sem aspirações de acesso e também livre de lutar contra a degola. Com 48 pontos, o Amazonas ocupa a 11ª colocação e tem como objetivo melhorar o aproveitamento como visitante. Dos 17 jogos fora de casa nesta Série B, o time venceu apenas dois. No atual momento, não ganha como visitante há seis partidas.
A última vitória do Amazonas longe de sua torcida foi no dia 5 de setembro, na Curuzu, por 1 a 0, diante do Paysandu, em partida válida pela 25ª rodada.
Confira a provável escalação do Guarani:
Pegorari (Fred Conte) (Álvaro); Yan Henrique, Douglas Bacelar, Matheus Mancini e Jefferson; Lucas Araújo, Matheus Bueno, Heitor e Estevão (Luan Dias); Caio Dantas (Lohan) e Marlon Douglas.