O BRT – sistema de 38 km de corredores exclusivos de ônibus rápidos que vai ligar o Centro de Campinas aos distritos de Campo Grande e Ouro Verde – não ficará pronto este ano, informou o secretário de Transportes Vinicius Riverete, em audiência na comissão de mobilidade de Câmara, nesta quarta-feira (01).
Segundo o secretário, o trecho 4 da obra, referente aos terminais Campos Elíseos e Vida Nova deverá ter a finalização do viário em novembro, mas as estações só deverão ser concluídas em 2022.
Atraso maior ocorre no Lote 3 (Ouro Verde), que tem 82% das obras concluídas
De acordo com ele, o atraso maior se dá no Lote 3 – trecho 1 do Corredor Ouro Verde – que tem 82,04% das obras concluídas. No geral, diz Riverete, a obra está em 92,42% do previsto.
A previsão inicial da Administração era entregar o Sistema BRT pronto no final do governo Jonas Donizette, em dezembro de 2020. Isso não aconteceu. Dário Saadi assumiu este ano e previa concluir a obra no final de 2021. Mas o prazo foi novamente alargado.
Riverete lembrou aos vereadores que a responsabilidade pela obra é da secretaria de infraestrutura, cujo titular é Carlos José Barreiro, que está de licença. “Mas ele fez questão que eu passasse as informações para vocês (vereadores) e para a população”, explicou o secretário.
Segundo o relato do secretário de Transportes, há pendências relevantes nos lotes 2, 3 e 4. No lote 2, segundo ele, falta a execução do viaduto da avenida Transamazônica e do viaduto sobre a rodovia dos Bandeirantes. Além disso, há ainda por fazer, a Estação Ipaussurama, além de obras de responsabilidade de uma empresa privada.
A principal pendência do Lote 3 – diz o secretário – é a finalização do Terminal Campos Elíseos. Ja no Lote 4, está a conclusão do viário, construção de estações de transferência, finalização do Terminal Ouro Verde e a finalização de viaduto sobre a linha férrea.
Há, ainda, por finalizar, obras gerais, como as ligações de água, esgoto e energia nas estações e terminais.
“Sugiro aos vereadores que, quando o Barreiro voltar da licença, que venha até esta Casa para dar detalhes sobre as obras. Ele mesmo me disse que estará à disposição”, acrescentou o secretário de Transportes.
Cronograma
Segundo o cronograma disponibilizado por Riverete, as obras dos Terminais Mercado e Campos Elíseos e leito férreo – de 8,4 km de extensão – estão em fase final e deverão ser recebidas ainda este mês.
Também para este mês, é esperada a entrega do trecho Vila Aurocam ao Terminal Itajaí – de 13,6 km – exceto os viadutos sobre a rodovia Bandeirantes e av. Transamazônica.
Já o trecho 3 – Terminal Central \ Campos Elíseos, pela Av. Amoreiras, dever ser entregue até outubro de 2021, menos o Terminal Campos Elíseos.
Por fim, no trecho 4 – de 9,8 km entre o Terminal Campos Elíseos e Vida Nova, pela Av. Ruy Rodrigues – tem a finalização do viário em novembro, mas as estações vão ficar para 2022.
O que é a obra
Corredor Ouro Verde – 14,6 km de extensão
15 estações de transferência
4 Terminais
5 Novas pontes e viadutos
Corredor Campo Grande – 17,9 km de extensão
17 Estações de Transferência
3 Terminais
13 Ponte s e Viadutos
Perimetral – Interligação – 4,1 km de extensão
4 Estações
Situação de cada trecho
Lote 1 ( Trecho 1 do Corredor Campo Grande \ perimetral) – 99,76% concluído
Lote 2 – Trechos 2, 3 e 4 do Corredor Campo Grande – 93,94% concluído
Lote 3 – Trecho 1 do Corredor Ouro Verde – 82,04% concluído
Lote 4 – Trechos 2 e 3 do Corredor Ouro Verde – 89,68% concluído
Total da Obra: 92,42% concluída