Em 2020, o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2020. A pandemia impactou negativamente a maioria dos setores da economia no Brasil. No restrito grupo das exceções está o setor cervejeiro.
De acordo com a CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria de Cerveja), a produção nacional de cerveja subiu 2,9 pontos percentuais no ano passado, chegando a 14,1 bilhões de litros. Apesar da crise, a produção nacional de cerveja retoma ao patamar de quando a bebida atingiu seu auge no país.
No ano passado, o mercado cervejeiro entrou em alerta, com receio de registrar queda no faturamento, a exemplo dos outros setores. Surpreendentemente, houve crescimento. O acréscimo de 2,9 pontos percentuais no ano passado levou o segmento ao patamar de 2014, quando a bebida atingiu seu auge no país.
E como foi necessário o consumidor migrar da mesa do bar para o sofá da sala em razão das medidas de isolamento contra a Covid-19, o número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa saltou para 68,6% em 2020, ante os 64,6% de 2019, de acordo com a Kantar.
“Antes os brasileiros tinham o hábito de consumirem cervejas mais populares nos bares e restaurantes, e, com o isolamento, as pessoas descobriram que o universo das cervejas especiais é muito vasto, com isso decidiram experimentar cervejas com rótulos diferenciados, expostas na gôndola do mercado ou nos aplicativos de delivery”, explica Scott Ashby, fundador da cervejaria Ashby. A marca surgiu em 1993, na cidade de Amparo (SP) e é conhecida como a primeira micro cervejaria do país.
Nesse período, a cultura cervejeira ainda não era tão avançada como é hoje, então os brasileiros só conheciam dois estilos: Pilsen e Malzebier. Foi então que Scott decidiu lançar no mercado brasileiro a primeira cerveja Pale Ale. De coloração clara e alta fermentação, o estilo surgiu na Inglaterra, em meados de 1640.
“Hoje temos diversas opções de cervejas disponíveis no mercado, e nosso objetivo é justamente ser a porta de entrada para os consumidores que querem conhecer o vasto universo cervejeiro e descobrir qual é o estilo que mais lhe agrada”, diz o empresário.
Por conta da pandemia, a Ashby teve de se adaptar, e, após mais de 20 anos, lançou no ano passado sua loja virtual, onde comercializa, além de suas cervejas, kits e itens do universo cervejeiro. A ideia de criar a loja surgiu após as medidas restritivas, com o objetivo de atender as regiões que não possuem distribuidores da Ashby ou supermercados que as comercializam. Outra alternativa foi vender growler com chopp direto da fábrica.