A crise parece não ter data para acabar no Majestoso. Em uma de suas piores partidas dos últimos tempos, a Ponte Preta sofreu uma surpreendente goleada de 4 a 1 dentro de casa para o Ituano, concorrente direto contra o rebaixamento, em duelo disputado na noite desta sexta-feira (13), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A Macaca, que chegou a enfileirar seis vitórias consecutivas no Majestoso durante o primeiro turno e tinha apenas uma derrota dentro de casa até o dia 23 agosto, perdeu pela terceira vez consecutiva como mandante e completou sete jogos de jejum, ao todo.
A equipe do técnico Nelsinho Baptista, que começa balançar no cargo, ainda não venceu nenhum jogo no segundo turno da Série B. Apenas CRB e Paysandu também não ganharam no returno.
A Ponte Preta não sofria quatro gols dentro do Majestoso desde o dia 28 de setembro de 2022, portanto há quase dois anos, quando foi goleada por 4 a 1 pelo Cruzeiro, que terminaria sendo campeão daquela edição da Série B.
O grande personagem da imponente vitória do Ituano em território campineiro foi o atacante Bruno Xavier, que marcou três gols. Ele abriu o placar do confronto, logo no terceiro minuto de partida, e voltou a balançar as redes outras duas vezes no segundo tempo – o terceiro e o quarto dos visitantes, aos 22′ e 29′, respectivamente. O segundo gol do Ituano foi anotado pelo meia-atacante Thonny Anderson, de cabeça, aos 10 minutos da etapa final.
O único gol da Ponte foi marcado pelo atacante Iago Dias, aos 15 minutos do primeiro tempo, pouco após o time da casa sair atrás do placar, mas a reação parou nisso e os visitantes não tomaram conhecimento no segundo tempo.
Além da ausência por motivos físicos do centroavante Jeh, artilheiro do time na temporada, com 11 gols, sendo sete na Série B, a Ponte Preta também não pôde com sua dupla de zaga titular, formada por Mateus Silva e Sérgio Raphael, que cumpriram suspensão. Os dois fizeram bastante falta, mas retornam na próxima rodada, ao contrário do atacante goleador, que ficará um mês fora de combate por causa de uma lesão muscular na coxa direita.
Com mais um resultado negativo, o quarto nos últimos cinco jogos, a Macaca segue estacionada na 14ª colocação da Série B, com 29 pontos. Apesar de não correr nenhum risco de entrar na zona de rebaixamento, a equipe do técnico Nelsinho Baptista pode cair duas posições e ficar à beira da degola até o fim desta rodada.
Com a incrível goleada fora de casa, o Ituano deixou a zona de rebaixamento, assumiu a 15ª colocação provisória, mas pode voltar para o Z4, se o Paysandu vencer o Guarani, neste domingo (14), em Belém, e CRB derrotar o Sport, no domingo (15), em Recife. Nesse cenário, a Ponte Preta cairia para a 16ª colocação e ficaria apenas um ponto acima do grupos dos quatro que caem para a Série C.
Com alguns dias pela frente para juntar os cacos, a Ponte Preta volta a campo na semana que vem, quando terá mais um confronto direto contra o rebaixamento, desta vez fora de casa, contra o CRB. O duelo acontece na próxima quinta-feira (19), às 19h30, no estádio Rei Pelé, em Maceió.
FICHA TÉCNICA:
Ponte Preta (1): Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Joílson, Edson (Nilson Júnior) e Gabriel Risso; Hudson (Emerson Santos), Castro (Matheus Régis) e Élvis; Iago Dias (Kauã Moreira), Gabriel Novaes e Dodô (Éverton Brito). Técnico: Nelsinho Baptista.
Ituano (4): Jefferson Paulino (Saulo); Marcinho, Guilherme Mariano, Claudinho e Kauan Richard (Léo Duarte); Rodrigo, Miquéias e José Aldo (Eduardo Person); Bruno Xavier (Leozinho), Thonny Anderson e Vinícius Paiva (João Carlos). Técnico: Alberto Valentim.
Gols: Bruno Xavier (ITU), aos 3′, e Iago Dias (PON), aos 15′ do 1º tempo; Thonny Anderson (ITU), aos 10′, Bruno Xavier (ITU), aos 22′ e 29′ do 2º tempo.
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP).
Público: 2.967 pagantes (3.309, no total).
Renda: R$ 65.610,00.
Juiz: João Vitor Gobi (SP).
Cartão amarelo: Emerson Santos (PON).