A Ponte Preta promoveu dois atletas ao elenco profissional: o atacante Miguel Morais, de 20 anos, e o lateral-esquerdo Gabriel Braga, de 21 anos. Ambos se destacaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, em que a Ponte chegou até a terceira fase, sendo eliminada pelo Botafogo-RJ. Os dois já participaram do último treino da equipe e podem ficar à disposição do técnico Alberto Valentim para a sequência da Série C.
Eles também atuaram no jogo-treino contra o SEV Hortolândia, na última sexta-feira (20), que terminou com vitória por 9 a 0. Miguel entrou no segundo tempo, enquanto Gabriel foi titular.
Miguel tem alternado, ao longo do ano, entre os treinos do time principal e as partidas do Sub-20. Após o treino desta terça-feira (24), o jogador falou sobre suas expectativas e trajetória, em entrevista divulgada pela assessoria da Ponte:
“É uma expectativa boa. Apesar de eu estar recentemente aqui, tenho recebido boas oportunidades, bastante conselhos e elogios.”
Natural de Guarujá (SP), Miguel começou no Red Bull Brasil, onde ficou por dois anos. Após a pandemia, passou dois anos no Maringá — próximo adversário da Ponte na Série C —, e depois quase três temporadas no Juventude, até chegar à Ponte em 2024.
Jogador de lado do campo, Miguel também comentou suas principais características em campo: “Gosto de jogar aberto, quase pisando na linha. Minha característica é a velocidade, sem muita firula. Dou o tapa na frente e corro. E sempre busco pisar na área.”
Já Gabriel Braga, natural de São Paulo capital e filho de nordestinos, começou no Sub-11 do Palmeiras, onde ficou por oito meses. Passou por União Suzano e depois pelo Juventus da Mooca, clube onde permaneceu por seis anos. Após bom desempenho no Sub-15, foi promovido ao Sub-20 com apenas 15 anos.
Disputou as edições da Copinha em 2020 e 2021, e chegou à Ponte em 2022. Desde então, disputou três Copinhas, tendo se destacado na mais recente, o que o levou ao elenco profissional.
“Estou aqui há três anos e agora estou recebendo essa chance. Minha expectativa é ajudar o clube a subir de volta à Série B com muita raça e determinação.”
Sobre o próximo desafio da equipe, Gabriel destacou a preparação: “Estamos com a mente boa para enfrentar o Maringá. O Alberto vem analisando o time deles e inserindo nos treinos o que precisamos aplicar contra eles.”
Meia esquerda na base, o jogador também comentou sobre sua versatilidade: “sou lateral-esquerdo, mas também atuo no meio-campo. Comecei como meia e ponta. No Juventus, fui promovido ao Sub-20 como lateral e abracei essa função. Gosto de jogar na lateral.”
Com Gabriel, a Ponte ganha mais uma opção para a lateral esquerda, que já conta com o titular Artur e o recém-chegado Leocovick.

Mais promessas no radar
Além de Miguel e Gabriel, outro nome da base ponte-pretana tem chamado a atenção. Cauã Giardelli, de apenas 15 anos, é o artilheiro do Campeonato Paulista Sub-15 até o momento, com 13 gols em 9 jogos. A equipe encerrou a primeira fase na segunda colocação do Grupo 06, com 73,3% de aproveitamento.
Os gols de Cauã foram fundamentais para a Macaca somar 22 pontos em 10 partidas, com 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, totalizando 27 gols marcados e 8 sofridos. Quase metade dos gols da Ponte no torneio foram marcados por ele, que tem média superior a um gol por jogo. Na classificação geral, entre 84 equipes, a Ponte teve a 13ª melhor campanha.
O bom desempenho rendeu a Cauã uma oportunidade na equipe Sub-17, na última rodada da primeira fase. Ele estreou com gol na vitória por 2 a 1 sobre o União São João, completando uma atuação promissora. O artilheiro da equipe Sub-17, porém, é Victor Hugo, com cinco gols.
Na próxima fase, o Sub-15 da Ponte integra o Grupo 22, ao lado de Sfera, Jabaquara e SKA Brasil. Já o Sub-17 caiu no Grupo 18, com Marília, Rio Claro e Rio Preto. A tabela de jogos ainda será divulgada pela Federação Paulista de Futebol.