A Porto Seguro comemora uma nova conquista no ranking elaborado pelo Instituto MESC (Melhores Empresas em Satisfação de Clientes), em 2021, em quatro categorias diferentes: seguro de veículos; seguro de vida – capitalização e previdência; seguro Saúde; rent a car – assinatura de veículos. O ranking envolveu dez mil empresas em 117 segmentos de mercado e 771 premiados. O instituto realiza, anualmente, uma pesquisa com cunho científico onde analisa 22 dimensões da satisfação do cliente, por meio de um programa de recompensas em parceria com o Google. Este ano, recebeu mais de 18 milhões de opiniões de clientes.
Conforme o levantamento, boa parte das “Melhores Empresas em Satisfação do Cliente” tiveram bom desempenho financeiro e prosperaram, em média, 10% mais que as empresas que ficaram fora do ranking. Ou seja, mesmo em um momento de baixo crescimento econômico e poucas oportunidades devido à pandemia da Covid-19, as empresas que melhor atenderam a expectativa do cliente conseguiram melhor atuação no período.
Foi o que aconteceu com a Porto Seguro. Com mais de 70 anos de mercado, a atuação da companhia se concentra hoje em quatro pilares estratégicos de negócio: seguros, saúde, produtos financeiros e serviços.
É um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente.
Com 8,4 milhões de clientes únicos, quarta maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência, conta com uma estrutura operacional e de distribuição de cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,3 mil agências bancárias do Itaú no País, além de aproximadamente 36 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço, com contrato de exclusividade.
A sucursal Campinas é uma das primeiras inauguradas pela Porto, e uma das principais no Brasil.
Está instalada há mais de 40 anos na cidade. São mais de 1 mil corretores na região atendida, que engloba os municípios de Campinas, Paulínia, Valinhos, Vinhedo, Mogi Mirim e Mogi Guaçu.
Ao todo 27 empresas fazem parte do universo Porto Seguro – entre elas: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Saúde, Porto Seguro Serviços e Porto Seguro Uruguai. A empresa é reconhecida pelo alto nível de atendimento a clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.
Fidelização dos clientes
Walmando Fernandes, gerente da Sucursal Campinas, explica que a Porto Seguro tem implementado soluções inovadoras e sinérgicas aos negócios de seguros possibilitando maior fidelização dos clientes. “Pioneira no desenvolvimento de uma ampla gama de produtos e serviços, a companhia criou o perfil do segurado para análise de subscrição dos riscos, lançou o produto carro+casa, os centros automotivos e centros de atendimento rápido a sinistros, bike socorro, alarmes monitorados e também implementou produtos como o cartão de crédito, consórcio entre outros”, enfatiza.
“Recentemente, lançou produtos mais acessíveis no segmento de automóvel como, por exemplo, o Bllu, seguro auto por assinatura mensal, que chega no mercado com o objetivo de incentivar a inclusão securitária, já que cerca de 70% dos veículos no Brasil não possuem qualquer tipo de seguro, ou cobertura, para proteção do bem e terceiros, de acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização)”, complementa o executivo.
Em 2020, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,695,8 milhão. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores.
“Nossa missão é assumir riscos e prestar serviços, por meio de um atendimento que supere expectativas, garantindo agilidade a custos competitivos com responsabilidade social e ambiental”, afirma Walmando.
Nova campanha institucional
Muito além de uma seguradora, a Porto Seguro é um verdadeiro ecossistema de produtos e serviços que facilitam o dia a dia e acompanham as pessoas em todos os momentos da vida. Para levar essa mensagem em sua nova campanha institucional, foram produzidos filmes que contam com um personagem que questiona, com bom humor, se a Porto possui todo o universo de produtos, serviços e assistências, gerando situações improváveis, divertidas e criando o jargão que está sempre presente na fala do cliente: “Isso, nem a Porto tem”.
Com atuação em quatro verticais – Seguros, Saúde, Produtos Financeiros e Serviços –, a Porto oferece coberturas para os imprevistos que podem ocorrer a qualquer momento, como um afastamento do trabalho por acidente; seguro para proteger o celular; carro por assinatura para quem busca ter um veículo novo todos os anos; cartão de crédito, entre tantos outros produtos e serviços. Com esta campanha que une entretenimento e humor para mostrar que seus produtos simplificam a vida das pessoas e geram uma experiência surpreendente, a companhia reforça o impacto da marca Porto e de cada uma dessas soluções ao oferecer proteção durante todas as fases da vida de quem busca proteção para si, seus familiares e seus bens, porque “Quem tem Porto, Tem”.
Os vídeos serão lançados gradativamente e o primeiro deles, para seguro de carro, pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=m3W5xsiVxdQ.