Após 16 anos, o Brasil tem um ouro na ginástica feminina nos Jogos Pan-Americanos. Rebeca Andrade confirmou seu favoritismo e foi a melhor no salto na noite desta terça-feira (24) em Santiago (Chile). Com os dois melhores saltos da competição, ela não deu a mínima chance para as adversárias.
Rebeca cravou o ouro com 14.983 na média dos dois saltos. O pódio foi completado pela americana Jordan Chiles (14.150) e a mexicana Natalia Escalera com o bronze (13.333).
Uma ginasta brasileira não subia ao lugar mais alto do pódio em Jogos Pan-Americanos desde a edição de 2007, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Jade Barbosa também foi a campeã dos saltos. Antes, apenas Luísa Parente, ouro no salto e nas barras assimétricas em 1991, em Havana, Cuba, também foi campeã no evento.
Espetacular
A confiança de uma campeã olímpica e mundial. Rebeca Andrade tranquila entrou para a área de competição, observou ao lado de seu treinador as primeiras adversárias aquecerem com alguns saltos e ao longo da prova começou a tirar o agasalho e se preparar para seu momento. Sem pressa, com sorriso largo e a firmeza das mãos entrelaçadas, mostrando sua concentração para a competição.

A prova segue, faltam apenas três ginastas antes de seu salto, então agora sim surge o collant amarelo repleto de brilho como uma estrela merece e inicia o tempo de aquecimento do último grupo de atletas a saltar.
No primeiro salto, a atual campeã mundial e olímpica cravou 15.333, partindo de uma dificuldade de 5.600. Sem nenhuma penalidade em nenhum salto, no segundo fez 14.633 (partindo de dificuldade 5.000).
Após sua exibição, só restou às adversárias reverenciá-la.
Masculino
Na disputa por medalhas no solo masculino, Arthur Nory garantiu a prata com 13.933, enquanto Yuri Guimarães com falhas na apresentação e penalidades principalmente nos saltos, ficou na última posição (11.966) e veio às lágrimas após sua exibição.
O canadense Felix Dolci foi medalha de ouro (14.233) e o colombiano Juan Larrahondo fechou o pódio com bronze (13.366).
Com a conquista desta terça-feira, Nory faturou sua segunda medalha no Pan 2023 – ele já tinha o bronze por equipes no geral masculino.
Até o momento, a ginástica artística garantiu seis medalhas ao Brasil nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.