Os bares e restaurantes do Estado de São Paulo registraram um crescimento de 2,9% nas vendas em fevereiro. É o que mostra um novo índice lançado em parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com a Stone, para impulsionar o setor de alimentação fora do lar no Brasil. O novo índice reflete as vendas específicas do setor.
O índice de fevereiro no Estado de São Paulo foi ligeiramente superior ao nacional, que ficou em 2,2%. Ele também mostra uma recuperação dos negócios dos estabelecimentos ante janeiro, quando foi verificado um índice negativo de 7,7%.
Pesquisa da Abrasel já apontava esta recuperação, graças, principalmente, ao Carnaval: 40% das empresas que abriram na folia deste ano disse ter tido faturamento superior ao Carnaval do ano passado.
O novo índice permitirá aos empresários e analistas do setor acompanhar o pulso das vendas em 24 dos 27 estados brasileiros, tanto em uma série histórica mensal quanto anual. Essa ferramenta se torna um recurso valioso para o planejamento estratégico e a tomada de decisões, proporcionando uma análise mais aprofundada do desempenho do setor. Os números são baseados nos estabelecimentos que usam a estrutura de pagamentos da Stone.
“Essa parceria é mais uma oportunidade de estarmos lado a lado dos empreendedores brasileiros. O índice, que está sendo lançado de forma exclusiva, não só oferece uma visão completa das tendências de mercado, mas também se torna uma ferramenta essencial para empresários, pesquisadores e profissionais do setor. Com isso, reforçamos o nosso objetivo de capacitar empreendedores a entenderem melhor o panorama atual do mercado”, comenta Vinicius Carrasco, economista-chefe da Stone.
“É um indicador importantíssimo, tanto para o trabalho da Abrasel quanto para os empresários e gestores de bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação fora do lar. Vai nos dar mais agilidade na percepção de problemas e tendências. Mas, principalmente, dá ao empreendedor uma visão melhor do que acontece no mercado, com informações valiosas para que ele possa fazer uma gestão mais eficiente e produtiva”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
O presidente da Abrasel Regional Campinas, Matheus Mason, reforça a importância do novo índice focado e nichado para bares e restaurantes, permitindo com que os empresários possam se comparar com o setor, ter parâmetros de crescimento mensal e anual de seus negócios, possibilitando uma melhor gestão. “Isso traz uma clareza para os estabelecimentos do setor e um indicador nichado”, diz, já que até então eram utilizados dados genéricos do comércio. “Agora, esse indicador vai auxiliar o setor a se posicionar melhor e também aos empreendedores na ponta, para que eles possam se comparar se está indo bem ou não”, completa Mason.