4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Tabagismo é principal fator de risco para câncer de bexiga

Julho traz laço rosa-verde-roxo para conscientizar sobre os cuidados com este tipo de tumor

Redação Por Redação
5 de julho de 2023
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Tabagismo é principal fator de risco para câncer de bexiga

Câncer de bexiga: homens brancos, com mais de 60 anos, e que fazem uso de tabaco, precisam reforçar a atenção com a saúde - Foto: Freepik

Homens brancos, com mais de 60 anos, e que fazem uso de tabaco, precisam reforçar a atenção com a saúde, principalmente no que diz respeito ao câncer de bexiga. Esse perfil é um dos mais atingidos pela doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) deve fazer 11.370 vítimas em todo o Brasil, entre os anos de 2023 e 2025.

Esse tipo de tumor é duas vezes mais frequente em homens e em pessoas brancas. Apesar de ser considerado pouco frequente, ocupando a 12ª posição no Brasil, é uma doença que pode ser evitada com a alteração do estilo de vida. As causas do câncer de bexiga ainda não são conhecidas, mas o tabagismo é um dos principais fatores de risco para a doença.

O oncologista Higor Mantovani, do Grupo SOnHe, reforça a necessidade de uma mudança de hábitos entre as pessoas, abandonando o cigarro e incorporando atividade física e alimentação saudável à rotina.

“A pandemia nos ensinou muito sobre a importância da vida saudável. Pessoas ativas, que mantinham uma alimentação saudável, evitando ultra processados, se sentiam menos vulneráveis à Covid-19. Não é só uma sensação! O estilo de vida que levamos diz muito sobre o nosso futuro próximo”, alerta o médico.

Cerca de 90% dos pacientes descobrem o câncer de bexiga após os 55 anos, o que faz com a doença seja associada a pessoas com mais idade. Na maioria dos casos, o câncer de bexiga se apresenta de maneira leve, atingindo a mucosa de revestimento interno, chamada de urotélio. Sangue na urina e alteração nos hábitos urinários sintomas são característicos e exigem investigação imediata.

“Se o paciente sentir dor, dificuldade ou até mesmo vontade excessiva de urinar, é preciso procurar um especialista”, alerta o especialista. O sangue na urina também deve ser observado e relatado ao médico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de cura o paciente apresenta.

 

O oncologista Higor Mantovani: “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de cura o paciente apresenta” – Foto: Divulgação

Novidades no tratamento

O tratamento padrão do câncer de bexiga traz abordagens cirúrgicas e quimioterápicas, com base em compostos derivados de platina. A oncologia moderna passou a contar com novas tecnologias que vem ganhando espaço no tratamento desta neoplasia e garantindo resultados satisfatórios, como a imunoterapia, indicada para pacientes que apresentavam o estágio mais avançado do câncer.

Alguns estudos comprovaram a eficácia dos imunoterápicos após a falha de quimioterapia com platina. Mais recentemente, ela passou a integrar uma estratégia de manutenção após a algumas doses de tratamento com quimioterapia com platina; este tratamento é, hoje, o padrão de escolha para os pacientes que se apresentam com câncer de bexiga com metástases, ou que recidivam após algum tempo do tratamento definitivo deste câncer. “A imunoterapia também ganhou espaço no cenário inicial do câncer urotelial, mostrando resultados interessantes e sendo incorporada à prática clínica”, reforça o oncologista Higor Mantovani.

A terapia-alvo também trouxe avanços no tratamento do câncer de bexiga.

É sabido que 15 a 20% dos pacientes com câncer urotelial tem alterações em genes do FGFR (receptor de fator de crescimento de fibroblastos). Neste sentido, foram desenvolvidos medicamentos que tem como alvo as células com tais alterações genéticas; é o caso do Erdafitinibe. A última edição do Congresso Americano de Oncologia Clínica (Asco 2023) trouxe resultados consistentes deste medicamento em segunda linha de tratamento do câncer urotelial avançado com alterações genéticas em FGFR. “Este medicamento já está disponível no Brasil, mas ainda com cobertura restrita pelos planos de saúde e sem perspectivas de chegada ao SUS”, alerta o oncologista.

Mais recentemente, o arsenal terapêutico para combate ao câncer de bexiga ganhou mais um combatente; os chamados ADC’s (anticorpos conjugados a droga). Essa tecnologia foi recentemente incorporada no tratamento de câncer de mama no Brasil. Esse tipo de tratamento tem um mecanismo de ação diferente, no qual um composto antineoplásico é “entregue” dentro do microambiente celular, através de um anticorpo específico que tem afinidade pela célula tumoral.

Tags: alertacâncer de bexigaconscientizaçãocuidadosdoençaGrupo SOnHeHora Campinasoncologistapacientestabagismotratamentos
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo: Middle Market e interior paulista impulsionam a economia brasileira – por Vinicius Adabo
Cidade e Região

Campinas: Refis do ISS começa nesta terça com 100% de desconto em juros e multas

Por Redação
4 de maio de 2026

...

Aposentados de Campinas já podem pedir isenção de IPTU para 2027
Cidade e Região

Aposentados de Campinas já podem pedir isenção de IPTU para 2027

Por Redação
4 de maio de 2026

...

Mulher faz sinal de socorro com a mão e agressor é preso em Americana

Mulher faz sinal de socorro com a mão e agressor é preso em Americana

4 de maio de 2026
Jardim Bassoli recebe mutirão de limpeza e manutenção a partir desta segunda

Jardim Bassoli recebe mutirão de limpeza e manutenção a partir desta segunda

4 de maio de 2026
Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

Casa de Jesus realiza em Campinas a partir de quinta o tradicional Brechó das Mães

4 de maio de 2026
Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira

Programação da Semana da FEB em Campinas tem início nesta segunda-feira

4 de maio de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Comissão aprova feriado municipal em 14 de julho no aniversário de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.