As duplas brasileiras de vôlei de praia confirmaram o favoritismo nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 nesta sexta-feira (27) e são medalhas de ouro no feminino e masculino.
Ana Patrícia e Duda venceram as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets 0 (22/20; 21/18). O pódio do vôlei de praia feminino foi completado pela parceria americana Quigle e Murphy.
E no vôlei masculino, Andre Loyia e George Souto passaram pela dupla cubana Jorge Alayo e Nosle Diaz por 2 sets a 1 (21/12; 19/21;15/13). Os primos chilenos Grimalt completaram o pódio.
As atuais vice-campeãs mundiais gabaritaram em seu primeiro Pan-Americano.
Em um duelo brigado ponto a ponto, a leitura de jogo das brasileiras foi arma para aproveitar os erros das adversárias. No primeiro set, as canadenses tiverem set point, mas Ana Patrícia virou o side-out e junto com Duda aproveitou a oportunidade para abrir 1/0 na partida.
A sequência de jogo não foi fácil com o saque de Melissa, mas a partir do 17° ponto com o bloqueio de Ana Patricia, a dupla brasileira não deu espaço e construiu a diferença para cravar a vitória dourada em mais um bloqueio de Ana Patrícia, fechando o set 21/18.
“É uma realização essa medalha, estamos muito felizes com mais essa conquista ainda mais depois dos últimos dias que tivemos, dos últimos torneios, deixa essa conquista ainda maior pra gente”, afirmou Ana Patrícia.
As meninas tiveram familiares na torcida do Pan em Santiago, situação que não é tão comum com elas girando o mundo nas etapas do circuito mundial. “É muito bom. Olhar pra eles em alguns momentos do jogo para pegar aquela energia boa e jogar pra dentro da quadra”, comentou Duda.
Ana Patrícia e Duda ainda brigam pela classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Masculino
Depois de um primeiro set bem controlado por Loyola e Souto , no segundo os cubanos não desistiram e trouxeram a arena de Santiago junto. A dupla brasileira vinha administrando com dois pontos de diferença, mas com um bloqueio, os cubanos fizeram 17/16, e aí ganharam forças para empatar o duelo, com 21/19 na virada do set.
O tie break veio brigado com um ace de Souto para abrir o placar e com Alayo/Diaz forçando no ataque. Mas o bloqueio de Loyola que cravou o 13° ponto brasileiro praticamente determinou o ouro. O set foi fechado com 15/13.
Ouça o depoimento de Souto após a vitória