2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

O dilema do carbono e o futuro – por José Pedro Martins

José Pedro Martins Por José Pedro Martins
26 de julho de 2023
em Colunistas
Tempo de leitura: 5 mins
A A
O dilema do carbono e o futuro – por José Pedro Martins

Foto: Freepik

Você sabe quanto emite de carbono? Ou seja, sabe qual é a sua pegada de carbono, a medição de quanto contribui para a emissão de gases que alimentam as mudanças climáticas, um dos maiores desafios globais contemporâneos e que apenas tende a se agravar, a julgar pelos recentes eventos climáticos extremos? Igualmente importante: e como você pretende contribuir para neutralizar essa sua pegada de carbono?

Hoje são várias as chamadas calculadoras de pegadas individuais de carbono. Não há uma regra padronizada. Geralmente essas ferramentas medem a pegada com base em hábitos de consumo da pessoa, em termos de gasto de energia, de como é sua mobilidade no cotidiano, como se alimenta ou de quais são as suas compras mais frequentes.

Então é tudo muito aproximado, de fato é impossível mensurar quanto cada pessoa consome e/ou emite efetivamente de carbono no seu dia a dia. De qualquer modo essa prática, cada vez mais comum na cidadania planetária, é muito saudável em termos pedagógicos, de educação e reflexão sobre o estilo de vida das pessoas.

É muito melhor ter esse tipo de inquietação do que continuar agindo como algumas décadas atrás, com as pessoas consumindo ou se movimentando sem pensar sobre os impactos disso no equilíbrio da vida, nas redes complexas que compõem essa maravilha chamada vida e que, como conhecemos, só pode ser vivida nessa casa comum de todos que é a Terra.

Pois bem, considerando tudo isso, fiz um exercício prático e utilizei uma dessas calculadoras de pegadas de carbono. O resultado apontado foi que emiti 3,47 toneladas de dióxido de carbono equivalente em 2022. A calculadora também informou que minhas emissões eram 46,94% menores do que a média global.

Quem me conhece sabe que um dos motivos por essa pegada de carbono mais ou menos baixa é o fato de que não dirijo e não tenho automóvel. Sou um sem-carro contumaz. Então eu imagino que os cálculos de quem tem ao menos um automóvel em casa sejam bem maiores.

Mas isso quer dizer alguma coisa? Será que a solução para o enfrentamento das mudanças climáticas passa apenas pela medição individual da pegada de carbono? Isso não é culpabilizar apenas o indivíduo, quando sabemos que os grandes emissores de gases são os grandes produtores/consumidores de combustíveis fósseis, que continuam atuando hoje como se não houvesse amanhã?

O fato é que a questão da descarbonização da economia, um dos mantras mais falados atualmente nas reuniões sobre meio ambiente, significa um desafio e tanto. De um lado há as iniciativas positivas, sinceras, que efetivamente demonstram uma preocupação com a necessidade de mudança de estilos de vida, antes que seja tarde demais.

Caso por exemplo do movimento #MostraSuaPegada, lançado em 2022 pela fabricante de leite de aveia Nude e que já conta com mais de 30 empresas associadas, incluindo Daterra Coffee, Natura, Movida, Arezzo e Hering. O movimento visa a comunicação transparente e imediata para o consumidor de quanto o produto que ele está adquirindo emite de carbono equivalente, ao longo de seu ciclo de vida. Hoje são cerca de 100 produtos no Brasil que indicam em seus rótulos essa pegada de carbono.

Um número ainda pequeno, mas claramente indicativo de uma tendência, de mudanças culturais que vêm ocorrendo de forma mais rápida na Europa mas que já começa a ter repercussão em países em desenvolvimento como o Brasil. Como antes as embalagens indicavam o índice calórico do alimento ou a sua composição química, os produtos devem passar a divulgar qual a sua pegada de carbono, ou seja, em seu processo de produção e consumo, quanto foi emitido de gases que contribuem para alimentar as mudanças climáticas.

De novo, são iniciativas importantíssimas, embaladas pelo sentimento de solidariedade coletiva e busca do bem comum. Mas não há como esquecer que, por outro lado, interesses políticos e econômicos poderosos continuam sendo o motor para a continuidade da produção, comercialização e uso desenfreado de combustíveis derivados de fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás. Sim, está em curso um importante movimento de crescimento das energias renováveis, como energia solar e eólica, mas ainda insuficiente para atenuar os impactos enormes da poderosa indústria dos fósseis.

Um exemplo nesse sentido é o fato de que a próxima Conferência do Clima, a COP-28, será realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos, entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Os Emirados, como é sabido, são grandes produtores de petróleo. Ao contrário de diminuir, os projetos do governo dos Emirados são aumentar a capacidade de refino de petróleo do país em 65% até 2025, chegando a 1,5 milhão de barris por dia.

Por conta desse cenário, tem sido muito contestada, naturalmente, a atuação do presidente da COP-28, ninguém menos que o presidente da Adnoc, a estatal de petróleo dos Emirados. Esse mesmo dirigente tem defendido que ocorra uma aliança internacional pela descarbonização líquida até 2050. Seria uma descarbonização, entretanto, que não considera as emissões indiretas. Na prática, a economia baseada nos fósseis continuaria dominante, enquanto prossegue o avanço das energias renováveis.

 

Foto: Freepik

Mas será que dará tempo? Os eventos climáticos extremos que estamos vendo hoje, como queimadas horríveis na Grécia e ondas de calor na Europa e Estados Unidos, sem falar em ciclones cada vez mais frequentes no Brasil, não demonstram que não há mais tempo para o adiamento das soluções efetivas, que não passam por uma descarbonização gradual como os lobbies dos fósseis têm apregoado?

Estamos diante, com certeza, de um grande dilema civilizatório. A sociedade como conhecemos está em xeque, precisa tomar decisões radicais e urgentes. Ou muda substancialmente o seu modo de vida ou estaremos diante de tragédias e catástrofes cada vez mais frequentes. Há solução?

Particularmente ainda acredito que sim. E que passa por uma conjunção de atitudes, individuais e coletivas. Vamos continuar estimulando ações como as medições individuais da pegada de carbono, ou os esforços para a divulgação da pegada de carbono de produtos em suas embalagens. Mas também vamos continuar lutando por cidades mais sustentáveis, que implicam necessariamente em transporte coletivo com uso de energias renováveis, multiplicação de ciclovias e vias exclusivas para pedestres, replantio de matas em larga escala e disseminação de áreas verdes em geral.

E, claro, vamos intensificar a mobilização e cobrança das lideranças políticas e corporativas, para que os belos discursos sejam substituídos por compromissos e medidas concretas pela descarbonização. Nunca foi tão atual o lema agir local e pensar global. Um lema que deveria estar cada vez mais presente nas nossas escolas, como parte de matérias preparatórias de uma cidadania ativa, transformadora.

 

José Pedro Martins é jornalista, escritor e consultor de comunicação. Com premiações nacionais e internacionais, é um dos profissionais especializados em meio ambiente mais prestigiados do País. E-mail: josepmartins21@gmail.com

 

 

Tags: ÁguaclimacolunistasHora CampinasHora Sustentabilidadejosé pedro martinsmeio ambienterecursos naturaissustentabilidade
CompartilheCompartilheEnviar
José Pedro Martins

José Pedro Martins

Hora da Sustentabilidade

Notícias Relacionadas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
1 de maio de 2026

...

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci
Colunistas

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci

Por Karine Camuci
1 de maio de 2026

...

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

30 de abril de 2026
Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

30 de abril de 2026
Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

29 de abril de 2026
O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

29 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Veja como votaram os deputados da RMC na derruba do veto ao PL da Dosimetria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.