PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Hora do Pan

Vôlei masculino supera Cuba e avança para semifinais

Foram cinco sets de muita emoção

Renata Rondini Por Renata Rondini
1 de novembro de 2023
em Hora do Pan
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Vôlei masculino supera Cuba e avança para semifinais

Seleção masculina de vôlei do Brasil se classifica para fase semifinal dos jogos - Foto: Rodrigo Navarro/Divulgação

Prepara o coração, torcida brasileira. A seleção brasileira de vôlei masculino avança às semifinais dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 com uma vitória no tie break sobre Cuba.

No duelo desta manhã na Arena do Parque O’Higgins, o último da fase de grupos, o Brasil cravou 3 a 2 (25/23; 25/16; 18;25; 25/27; 18/16) com muita emoção.

Primeira colocada do grupo A com 13 pontos, a seleção avança direto para a semifinal que acontecerá na sexta-feira.

E se tem um lance para destacar deste jogo de explosão de força e controle de nervos, é o que permitiu o 17º ponto brasileiro no tie break. Com 16/16 no placar do tie break e depois do Brasil já ter salvo um match point, o experiente líbero Maique num mergulho praticamente sobre o banco de reservas, manteve a possibilidade no contra-ataque.

Confira o que disse o líbero Maique:

https://horacampinas.com.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Audio-2023-11-01-at-13.45.28.mp4

“A bola estourou no bloqueio e eu só pensava preciso subir essa bola, é uma bola importantíssima, não importa o que aconteça preciso me jogar, manter a bola viva. E aconteceu uma situação favorável, claro ela estourou lá perto do banco, pensei é o meu momento, vou ajudar a equipe. Um ponto importante que pode decidir e como decidiu”, comentou o líbero Maique que desde 2018 defende a seleção.

O oposto Darlan comemorou a vitória:

https://horacampinas.com.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Audio-2023-11-01-at-13.45.28-1.mp4

 

E mais uma vez o oposto Darlan foi o maior pontuador do jogo com 28 pontos. Jovem na idade, mas já com boa rodagem com a seleção de novos e também nesta temporada com a principal, o atleta mostra seu processo de amadurecimento ao falar da responsabilidade de segurar a pressão dentro de quadra.

“Estávamos com o pensamento, vamos ganhar independente do que aconteça. Gosto muito da sensação do 24/24, ali no tie break 15/15, tomei um toco, paciência, se a gente perder eu assumo a culpa. A bola vem pra mim de novo e rodo a próxima. Coisa de atleta, vou lidar com pressão. Sou oposto, o cara que vai receber a bola nas horas mais difíceis. Estou lidando bem, dou meu máximo. Sinto meus erros após o jogo, na hora tenho que rodar a próxima, chamar a torcida, concentrar ali”, afirmou o jogador de 21 anos.

O jogo

Com saque forte e atacantes potentes, Brasil e Cuba fizeram um primeiro set bem disputado. Com Lopez, jogador bem conhecido da torcida brasileira, afinal esta é a sua quarta temporada no Cruzeiro, Cuba assumiu o protagonismo no início de jogo, mas algo que rapidamente foi controlado pela seleção brasileira.

Com o ataque de Honorato, o Brasil diminuiu para 11/12 e com um bloqueio pra cima de Lopez, virou o jogo com 13/12. Na sequência os comandados de Giuliano Ribas seguraram a reação cubana e fechou com 25/23.

Quantos se esperava um comportamento mais aguerrido e concentrado dos cubanos, o que se viu em quadra foi uma equipe errando demais. Só de saque foram sete diretos para fora e o bloqueio que havia até funcionando bem no primeiro set, desapareceu, com um aproveitamento no fundamento de só 10%.

O Brasil seguiu com seu bom posicionamento defensivo, crescendo no duelo e com três aces no set (um de Darlan e dois de Honorato). Sem nenhuma ameaça ao longo do set, o Brasil fechou com 25/16 com ataque de fundo de quadra do ponteiro do Vôlei Renata, Adriano.

O apagão cubano durou bem pouco. Na volta para o 3º set, a reação comandada por Lopez não deu espaço para o Brasil jogar. Cuba chegou a ter vantagem de oito pontos no placar e o time verde e amarelo em nenhum momento conseguiu fazer frente aos ataques poderosos.

Restou à seleção brasileira reencontrar a concentração no jogo, corrigir falhas na defesa e somente girar bola. Cuba fez 2 sets a 1 no jogo com 25/18. No set, o Brasil apresentou somente 6% de aproveitamento no bloqueio e 36% no ataque.

A expectativa era de Brasil x Cuba ser o duelo mais brigado e emocionante da fase de grupos no vôlei masculino no Pan e as seleções não decepcionaram.

O quarto set foi eletrizante com virada cubana. E o saque foi o fundamento que foi protagonista do set, por erros em momentos essenciais ou fulminantes. A seleção brasileira chegou a abrir cinco pontos de vantagem com 14/9, mas no saque potente de David Gutiérrez, a recepção não segurou e na volta com um toque para baixo, Cuba empata o duelo 14/14.

Tie break foi eletrizante até a última bola: vitória do Brasil – Foto: Rodrigo Navarro/Divulgação

As equipes vieram trocando sideout, mas a partir do 18/19, entre alguns bloqueios e muitos erros de saque, o Brasil ainda salvou dois set points, mas num saque potente de López, que Honorato não segurou, Cuba fechou 25/27.

Com um ginásio lotado, o tie break foi eletrizante até a última bola. Cuba chegou abrir três pontos de vantagem 8/11, os jogadores brasileiros acreditaram e com ataque de Darlan e ace de Honorato diminuíram para 10/11. Com erros de saque e bloqueio funcionando dos dois lados, chegamos ao 16/16, depois de cada equipe salvar um match point. E aí veio a defesa impecável de Maique e dois ataques certeiros para fechar 18/16.

 

Ginásio lotado: a paixão dos torcedores pelo time é grande – Foto: Renata Rondini/Parceira Hora Campinas

 

Tags: ChileCubaHora Campinashora do panjogos pan-americanosSantiagoseleção masculinasemifinaisvitóriavôlei
CompartilheCompartilheEnviar
Renata Rondini

Renata Rondini

O olhar do Hora Campinas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Notícias Relacionadas

Brasil supera metas e faz melhor campanha da história em Jogos Pan-americanos
Hora do Pan

Brasil supera metas e faz melhor campanha da história em Jogos Pan-americanos

Por Redação
5 de novembro de 2023

...

Gustavo ‘Bala Loka’ leva bronze inédito no BMX Freestyle
Hora do Pan

Gustavo ‘Bala Loka’ leva bronze inédito no BMX Freestyle

Por Redação
5 de novembro de 2023

...

Brasil vence Chile nos pênaltis e conquista ouro no futebol masculino após 36 anos

Brasil vence Chile nos pênaltis e conquista ouro no futebol masculino após 36 anos

5 de novembro de 2023
Hugo Calderano e Nicole Pircio serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento

Hugo Calderano e Nicole Pircio serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento

5 de novembro de 2023
Atletas da Orcampi Campinas conquistam medalhas; Confira quadro geral

Atletas da Orcampi Campinas conquistam medalhas; Confira quadro geral

5 de novembro de 2023
Vôlei vence Argentina na final e conquista quinto ouro em Jogos Pan-Americanos

Vôlei vence Argentina na final e conquista quinto ouro em Jogos Pan-Americanos

5 de novembro de 2023
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Região de Campinas entra em alerta para tempestades nesta terça e quarta-feira

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.