2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Elvis Presley merece um filme como “Elvis” – por João Nunes

Ídolo da música internacional ganha cinebiografia à altura de sua dimensão

João Nunes Por João Nunes
15 de julho de 2022
em Colunistas
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Elvis Presley merece um filme como “Elvis” – por João Nunes

Austin Butler faz uma impecável interpretação de Elvis Presley, no filme de Baz Luhrmann Foto: Divulgação

Demorou para que um dos ídolos da música internacional mais cultuados de todos os tempos recebesse biografia à altura do talento e da importância do fenômeno popular chamado Elvis Presley. E que a direção de “Elvis” (Elvis, Estados Unidos, 2022, 160 min.) fosse de Baz Luhrmann, também roteirista, em parceria com Sam Bromell, Craig Pearce e Jeremy Doner e partir do argumento dele e de Doner. O rapaz nascido no Mississipi merecia filme com essa grandeza.

O cineasta australiano tem estilo. As cores vivas (valorizadas pela cinematografia de Mandy Walker) saltam na tela e conjugam com os caminhos do personagem concebido por direção vibrante – impossível não lembrar de como essa vibração marcou a diferença na releitura contemporânea que ele fez de “Romeu e Julieta” (1996).

Em alguns momentos, em especial nos shows em que o cantor entra em espécie de transe (herança da formação dele nas igrejas negras protestantes), Luhrmann estabelece charmoso diálogo entre as cores e o preto-e-branco em nítida remissão ao passado, mas também para exercitar, com êxito, a estética.
O mesmo acontece com o alucinante rodar da câmera e com os cortes em jogo constante de imagens fragmentadas e, aparentemente aleatórias, mas que conformam um todo de rara beleza.

Aqui, a conjugação ocorre com a excepcional edição de Matt Villa e Jonathan Redmond (que, afinal, se estende a todo o filme), na qual importa menos os fatos e muito mais a mise-én-scène: o cenário da música, a performance da dança eletrizante de Elvis, a histéria das fãs, o ritmo novo e espetacular (nascido, também, pelo contato direto com os negros) que desencadeam apresentações próximas do caos.

E o objetivo é fazer o espectador adentrar a história que não está preocupada em, meramente, reconstituir um passado, mas mobilizá-lo para entender esse fenômeno artístico-cultural e a música executada por ele.

Todos esses efeitos passam pela direção e por preciso roteiro – aliás, aula para quem ambiciona escrever biografias para o audiovisual. É comum os roteiros tratarem da história completa do biografado – incluindo detalhes dispensáveis ou desinteressantes.

Luhrmann e seus parceiros centram numa única linha narrativa: a conflituosa (às vezes, dolorida; outras vezes, deliciosa) relação entre o artista e seu empresário Tom Parker (Tom Hanks em grande forma, interpretando figura grotesca, mesquinha e autoriária).

Tom Hanks, em grande forma, interpreta Tom Parker, o empresário grotesco, mesquinho e autoriário Foto: Divulgação

Ora, ele faz o papel de carrasco implacável, ora representa o segundo pai de Élvis – o real, Vernon (Richard Roxburgh) tateia entre a insegurança e a fragilidade.
É da alternativa dessa relação repleta de controvérsias que a narrativa, segundo a ótica de Parker (o narrador) se sustenta. A duração do filme parecerá demasiada, mas não. Trata-se do tempo justo para se adentrar ao conflito dos dois personagens e no qual nada se desperdiça.

 

Desnecessário dizer que Elvis era figura passional extrema.

Mesmo quando a direção tende ao exagero, como a cena da morte da mãe Gladys (Helen Thomson) ou o amor dedicado à mulher, Priscilla (Olivia DeJonge), não se pode dizer que houve desperdício de lágrimas. Trata-se de reforço para acentuar a personalidade do cantor.

 

Austin Butler com Olivia DeJonge, que vive Priscilla, a mulher e o grande amor de Elvis Foto: Divulgação

E, ao lado de tantas virtudes, “Elvis” também é emocionante nas perfomances musicais, na impecável interpretação de Austin Butler (depois do filme, será temerário alguém tentar fazer cover de Elvis), na história vitoriosa do artista nascido e criado em condições sociais humildes e no desfecho melancólico de carreira tão brilhante.

E não há como não mencionar o fato de o filme atravessar um dos períodos mais férteis de mudanças culturais e de comportamento ocorridas na história recente da humanidade. Por conta disso, a história que corre como pano de fundo reaparece como em muitos outros filmes dessa época.

Entretanto, o diretor e seu roteiro conseguem rever fatos importantes e dar-lhes tom de novidade, como se contar a história de Elvis fosse contar a grande história política-social-cultural do mundo ocidental dos anos 1950 aos 1980.

 

Artistas negros aparecem no filme como prova da importância deles na formação de Elvis Foto: Divulgação

 

Por fim, vale lembrar que o cantor foi produto de circunstâncias que o levaram a viver entre os negros. E, que, sem os negros não haveria Elvis Presley. E, como constatação final (não que não se saiba, mas como adendo): que espetacular é música negra, em geral, e a norte-americana em particular.

 

O filme está em cartaz nos cinemas

João Nunes é jornalista e crítico de cinema

 

 

Tags: Austin ButlerBaz Luhrmannbiografia cinematográficacinemaCraig PearceElvisElvis PresleyHelen ThomsonJeremy DonerJoão NunesJonathan RedmondMandy WalkerMatt VillamúsicaOlivia DeJongeRichard RoxburghSala de CinemaSam BromellTom Hanks
CompartilheCompartilheEnviar
João Nunes

João Nunes

Sala de Cinema

Notícias Relacionadas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
1 de maio de 2026

...

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci
Colunistas

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci

Por Karine Camuci
1 de maio de 2026

...

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

30 de abril de 2026
Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

30 de abril de 2026
Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

29 de abril de 2026
O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

29 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Veja como votaram os deputados da RMC na derruba do veto ao PL da Dosimetria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.