1 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: Amor na medida certa – por Beatriz Ferlin

Redação Por Redação
18 de dezembro de 2021
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: Amor na medida certa – por Beatriz Ferlin

Foto: Pixabay

Nos últimos anos o mundo vem passando por transformações e isso também inclui a relação entre pessoas e animais. Atualmente, eles estão vindo cada vez mais para dentro de casa e são considerados por muitos como “integrantes da família”. Foi a partir desse estreitamento da relação entre pets e seus donos que a medicina veterinária começou a crescer.

Segundo um estudo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), na década de 1960 as famílias brasileiras tinham, em média, seis filhos. Atualmente, esse número caiu para 1,7. Em contrapartida a essa redução das pessoas, temos um aumento no número de animais por família. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem a quarta maior população de pets do mundo.

A humanização dos pets tem uma explicação: os animais ocupam um lugar especial nas famílias hoje em dia. Passaram do quintal para dentro de casa e em vez de restos de comida, recebem tratamento com uma alimentação balanceada. Passaram a ser muito mais que um bicho de estimação e são considerados como filhos por muitas pessoas.

Limite é uma linha tênue

O termo humanização também pode ser classificado como antropomorfismo, que é o ato de atribuir aos animais características e sentimentos humanos. O problema é que idealizar isso nos bichinhos pode provocar muitas vezes a perda do instinto do animal e das suas necessidades básicas.

Nesses casos notamos mudanças de comportamento, como agressividade, ansiedade de separação, medos, manias de fazer as necessidades em lugares impróprios, excesso de latidos, lambeduras psicogênicas, dificuldade de socialização com outros pets e perda de hábitos da espécie.

Por tudo isso, é preciso amar seu pet de forma saudável, sem permitir que ele esqueça da sua essência. O tutor precisa liderar, educar e saber dizer não. Hoje notamos que muitas vezes quem domina a relação é o animal.

É importante salientar que alguns “comportamentos humanos” são saudáveis e não provocam danos à rotina do pet. Nesses casos, podemos citar o uso de roupinhas, ir ao pet shop para realização de tratamentos, dormir na cama, subir no sofá, usar perfumes, fazer festa de aniversário, sair com dog walker (passeador de cães) e participar das atividades da família em locais pet friendly.

O que não fazer

O que o tutor deve evitar é forçar comportamentos que, ao longo do tempo, podem causar danos psicológicos e físicos ao animal. Nesses excessos se enquadram, por exemplo, as pessoas que colocam seus cães para fazer as refeições sentados à mesa, numa cadeira. Isso não é saudável, pois a anatomia do cão não foi feita para que ele se alimente dessa forma. Com o passar dos anos, o animal pode ter sérios problemas ortopédicos por conta desse hábito.

Também não é recomendável que famílias vegetarianas ou veganas tentem impor que seu pet também seja. Cães e gatos são carnívoros, totalmente dependentes do metabolismo da proteína animal. A longo prazo, isso vai acarretar várias doenças metabólicas que reduzirão a longevidade dos animais.

Outro hábito nocivo são os exageros com a alimentação, com uso exagerado de petiscos ou da própria ração ou comida natural. A consequência é o sobrepeso e todos os problemas associados à obesidade.

Temos também outra questão polêmica em relação à humanização: uso de fantasias, tinturas de pelo e unhas. Antes de mais nada, é preciso verificar se os materiais não causam danos à saúde do animal. Depois, é importante notar se o animal está confortável com aquilo. Tudo tem limite e o dono deve ficar atento para perceber se o animal não está bem com aquela situação.

Uma consequência grave da humanização excessiva é que muitos cães passam a não se enxergar mais como tal. Desta forma, não farejam, não se sujam, não saem de casa e nem interagem com outros cachorros. Tendem, inclusive, a ficar mais reativos a outros animais da mesma espécie. Já atendi pacientes que não aceitam ficar na coleira, não querem ir para o chão e preferem ficar no colo do tutor ou dentro de bolsas. E isso não é saudável.

Felinos

Por outro lado, os gatos sofrem menos com a humanização devido ao seu comportamento. Os gatos foram domesticados, mas não no mesmo nível que os cães. Ou seja, conseguiram manter a essência felina. Mas isso não quer dizer que eles não sejam apegados aos seus donos. Pelo contrário, são muito carinhosos e gostam de atenção. A diferença é que, por serem mais independentes, sofrem menos ao ficar sozinhos, mas precisam de estímulo para não ter, por exemplo, problemas com obesidade.

A humanização acontece por excesso de amor e pela necessidade que nós humanos temos de nos sentirmos amados. Nós queremos proteger e estar por perto e isso, em doses exageradas, pode provocar reflexos negativos para os animais.

Foto: Divulgação

Beatriz Ferlin é clínica geral veterinária do Hospital Veterinário Taquaral, em Campinas

Tags: ArtigocomportamentoHora CampinashumanizaçãoOpiniãoPetstutores
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner
Opinião

Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner

Por Redação
1 de maio de 2026

...

Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco
Opinião

Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco

Por Redação
30 de abril de 2026

...

Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

29 de abril de 2026
Artigo: A relatividade de um fim absoluto – por  Joaquim   Z.   Motta 

Artigo: A relatividade de um fim absoluto – por  Joaquim   Z.   Motta 

28 de abril de 2026
Programa gerador da declaração do IR é liberado nesta quinta-feira

Artigo: Mais renda, mais investimentos — e mais erros no Imposto de Renda – por Sandro Rodrigues

27 de abril de 2026
Artigo: A inovação é estratégica! Mas é a proteção da patente que garante geração de valor – por Clara Toledo Corrêa

Artigo: A inovação é estratégica! Mas é a proteção da patente que garante geração de valor – por Clara Toledo Corrêa

26 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa das Nações de Joaquim Egídio tem início nesta quinta-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.