Valorizar a autonomia e incentivar o voluntariado desde a infância podem ajudar a formar cidadãos mais conscientes de seu papel no mundo
Como formar adultos que tenham um projeto de vida e um direcionamento equilibrado para valores espirituais e materiais? Essa formação deve ter início na infância. Os educadores – pais e professores – devem conseguir criar uma relação de respeito profundo entre as crianças e o mundo. Elas precisam definir seus desejos e expectativas logo cedo, desenvolvendo uma clara visão de suas responsabilidades, ampliando a consciência à medida que crescem e enfrentam novos desafios.
Os espaços para a criança participar de atividades na sua escola ou na comunidade são muito importantes. Os educadores devem desenvolver exercícios que valorizem sua autonomia, realizando progressivamente atividades “voluntárias” que desenvolvam a iniciativa e a criatividade. Esses “novos espaços” precisam vir acompanhados de valores cidadãos.
Não basta apenas estimular a participação, a criança deve incorporar valores concretos voltados para o bem.
Os educadores podem fazer isso por meio de livros educativos, visitas a asilos, hospitais infantis e creches onde todas as crianças brincam juntas.
Temas transversais como cidadania, ética e meio ambiente, além dos debates sobre os problemas do cotidiano, são instrumentos que os educadores também podem usar para desenvolver os valores necessários à construção de uma criança forte e um jovem autônomo. Levar os pequenos para conhecer pontos importantes na cidade que habitam, fazer estudo do meio, visitar parques ou bosques, poderá ajudar a desenvolver muitas potencialidades nos pequenos cidadãos.
Essas atividades aumentam a autoconfiança das crianças e, consequentemente, a autoestima. Oferecem uma visão, mesmo que restrita, do mundo que as cerca. São experiências que servem de ferramentas para que elas enfrentem os desafios dos tempos modernos e se transformem num adulto mais completo e num cidadão protagonista.
Há casos concretos de atividades que estimulam as crianças a assimilarem valores cidadãos em tal grau que elas passam a cobrar novos comportamentos de seus próprios pais.
Estas reações demonstram que o protagonismo infantil é facilmente estimulável. As crianças passam a agir conforme os valores transmitidos, o que é o mais importante, fazendo com que se interessem pelo seu entorno e pelos outros, além de criar adultos melhores, poderemos participar da construção de um mundo melhor, ampliando valores e consciências em um ciclo virtuoso.
Luis Norberto Pascoal é empresário, empreendedor e incentivador de projetos ligados à educação e à sustentabilidade. A Fundação Educar Dpaschoal é um dos pilares de seu trabalho voltado ao desenvolvimento humano e social