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Beleza do futuro – por Daniela Nucci

Lavagem sem água e cosméticos fermentados são a nova geração do skincare, segundo WGSN

Daniela Nucci Por Daniela Nucci
1 de maio de 2022
em Colunistas
Tempo de leitura: 2 mins
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Mercado faz previsão de futuras influências que terão impacto sobre consumidores, design de produtos e negócios hoje e no futuro - Fotos: Reprodução/Divulgação

Mercado faz previsão de futuras influências que terão impacto sobre consumidores, design de produtos e negócios hoje e no futuro - Fotos: Reprodução/Divulgação

A busca e o desejo por produtos e práticas sustentáveis, incluindo produtos sem água e vida útil mais longa, estão entre as principais novidades no universo da beleza para 2022 e nos próximos anos. É o que aponta a WGSN, autoridade global em previsão de mercados, que divulgou as principais tendências em comportamento de consumo e desenvolvimento de produto na área de beleza para 2022 e além.

Com base na metodologia da WGSN, essas orientações de mercado revelam hoje como será o amanhã.

“A metodologia de pesquisa da WGSN nos permite identificar os sinais de mudança e avaliar, verificar e prever as tendências que irão impactar o futuro das indústrias a curto e longo prazo”, afirma a diretora criativa e diretora da plataforma de interiores da WGSN, Lisa White. “Não só observamos o passado para intuir o futuro, mas ativamente prevemos as futuras influências que terão impacto sobre consumidores, design de produtos e negócios – tudo por meio de uma perspectiva sustentável”, diz Lisa.

 

Cosméticos fermentados: eficazes, ajudam a proteger e preservar o microbioma da pele

 

Entre os destaques das inovações, estão a limpeza sem água e os cosméticos fermentados. De acordo com a WGSN, na primeira linha, as inovações em produtos de higiene pessoal vão ajudar a reduzir o uso de água e oferecer soluções para uma em cada 10 pessoas no mundo todo, sem acesso à água potável.

Na maioria dos produtos cosméticos, a água corresponde a até 80% da composição do produto. Retirar a água e conservantes ajuda a aumentar a potência dos produtos e reduz seu peso, volume e embalagens, assim diminuindo emissões de CO2 e gerando menos resíduos.

 

Produtos de higiene pessoal vão ajudar a reduzir o uso de água e oferecer soluções para uma em cada 10 pessoas no mundo todo sem acesso à água potável

Produtos sólidos e em pó são formatos já usados pela indústria de cabelo, banho e corpo e que agora devem chegar ao skincare. Outros exemplos são shampoo a seco e produtos de barbear sem necessidade de água.

Uma evolução dos produtos ‘waterless’ e BYOW (‘bring your own water’, onde o consumidor adiciona água), esses produtos não precisam da adição de água e fazem parte de uma nova abordagem em relação à higiene, segundo a WGSN.

Outra inovação são os cosméticos fermentados, considerados mais eficazes e que ajudam a proteger e preservar o microbioma da pele. Além disso, esse tipo de ingrediente se destaca pela durabilidade.

A fermentação libera enzimas que quebram as moléculas para que possam penetrar melhor na pele, fornecendo ingredientes poderosos na própria estrutura da pele.

O processo de fermentação também cultiva o crescimento de bactérias benéficas, como os ácidos lático, orgânico e acético, que atuam como conservantes naturais.

Produtos sustentáveis e mais duráveis: tendências do mercado de beleza para hoje e nos próximos anos, aponta consultoria

 

Impulsionado pelos mercados coreano e japonês, o desejo por ingredientes poderosos, que durem mais, tem impulsionado o interesse do kombucha pela pele.

Essas bactérias, que ocorrem naturalmente, prolongam a vida útil das fórmulas, atraindo tanto o consumidor preocupado com a sustentabilidade quanto aqueles que buscam apenas valor.

 

Produtos sólidos e em pó são formatos já usados pela indústria de cabelo, banho e corpo e que agora devem chegar ao skincare

 

No geral, a direção dos produtos de higiene e beleza será a sustentabilidade e usabilidade. O foco são procedimentos que levam a um consumo mais consciente e à uma economia do cuidado, seja para si próprio ou para terceiros. A busca por um estilo de vida melhor e mais equilibrado.

 

Daniela Nucci é jornalista – danielanucci@horacampinas.com.br

Tags: belezacolunistasHora Campinasmercadomodaprodutossustentabilidadetendênciasusabilidade
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Daniela Nucci

Daniela Nucci

Moda e Beleza

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