Quase todo mundo já ouviu aquele ditado antigo vindo de nossos pais, avós, e até amigos: “beleza não se põe à mesa”. Reinterpretando o velho adágio popular, saber valorizar a parte estética do ambiente das refeições torna mais agradável e harmonioso o hábito de comer.
Mas, o que significa etiqueta à mesa? Certamente não se restringe apenas ao uso adequado dos talheres. A mesa posta é quando todos os utensílios são montados para uma refeição, como pratos, talheres, copos e adornos de uma maneira organizada e estética.
A principal função é deixar o ambiente agradável e bonito para receber convidados. A importância da apresentação, desde a escolha de louça, talheres, decoração, faz toda a diferença na experiência de bem receber.
Segundo a chef nutri Mariane Coelho, a mesa posta enriquece momentos especiais, como jantares ou almoços comemorativos, mas também pode ser utilizada no cotidiano, deixando refeições mais convidativas e requintadas. Mariane Coelho ainda ressalta que, mais do que “fazer bonito para as visitas”, as regras de disposição de talheres, pratos e copos também servem para trazer facilidade na hora das refeições. Quando chega o momento de arrumar a mesa, onde deve ficar a faca? O guardanapo? E os copos?
“A posição de cada item não é aleatória. Os objetos são colocados de fora para dentro, na ordem em que serão usados; o que está mais externo deverá ser usado primeiro”, afirma Mariane.
Para o especialista em decoração e sócio da On Decor Valinhos, Reginaldo Anderson Tortorelli, o movimento de pessoas, decoradores e design em busca de itens para decoração de mesa tem aumentando muito nos últimos meses. “Este movimento comprova esta tendência por decorar as mesas para receber as visitas”, conta.
Confira as dicas da chef Mariane Coelho de como deixar tudo organizado e o que não pode faltar:
Louça
Não existe refeição sem louça. Esse é o caso dos pratos rasos, dos fundos, dos de sobremesa e, inclusive, aqueles exclusivos para sopa, chamado de “mesa posta”. Louças bonitas para montar uma “mesa de recepção” devem ser consideradas, em formato jogo combinado ou algo despojado, misturando cores e estampas.
Talheres
Inicialmente, é possível montar um conjunto simples, composto por facas, garfos e colheres. Sempre invista nos modelos principais, assim como aqueles específicos de sobremesa.
Toalha de mesa
Ainda que simples, elas ajudam a adicionar um toque de personalidade no espaço, além de serem excelentes para proteger o móvel contra arranhões ou a camuflar falhas ou imperfeições. Jogos americanos, atualmente, são bastantes utilizados em substituição as toalhas de mesa.
Taças, copos e xícaras
Os copos precisam ser utilizados para sucos. Já as taças são ótimas para água, vinho e drinques diversos. Para garantir requinte, as opções transparentes de cristal não podem faltar.
Guardanapos e porta-guardanapos
Os guardanapos carregam uma proposta funcional e devem ser usados, de preferência, em tecido.
Origem-Regras de etiqueta
As regras de etiqueta são usadas em eventos e para recepcionar convidados com requinte e sofisticação. Essa padronização tem origem francesa, na corte de Luís XIV, mas há quem diga que ela já vinha sendo aplicada há muitos séculos, pelos egípcios e pelo Império Romano, com o intuito de diferenciar os nobres do restante da sociedade.
Daniela Nucci é jornalista – [email protected]