Quando penso no Brasil, logo me lembro da nossa bandeira, cheia de cores vibrantes e vivas. Recordo-me do hino nacional, enaltecendo as belezas naturais e pontos positivos, mas o nosso país vai além disso, pois é rico em diversidade cultural, natural e histórica, com características únicas que o tornam especial.
Por ser goiana, ao pensar em cultura e na tradição local, lembro da famosa pamonha, que é uma das coisas mais preciosas do meu estado. Em dias frios, comemos pamonha e nos quentes também. É algo que sempre nos agrada, além do bolinho frito e o curau.
Mas o Goiás é também muito mais do que milho. Temos praças e ruas completamente arborizadas, não é à toa que, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), Goiânia é a cidade brasileira com maior quantitativo de árvores em vias públicas. É algo lindo de se ver, pois é uma capital que exala vida!
Goiânia: cidade brasileira com maior quantidade de árvores em vias urbanas – Fotos: Jonatas Santos Souza
O Brasil é bem diverso, vamos do samba ao rock, com letras que mostram a nossa brasilidade. Ademais, em todos os eventos fora do país é visível a diferença do nosso povo, somos os mais animados e aproveitamos até mesmo as medalhas de bronze, pois cada vitória tem sua importância. Fazemos jus ao significado do nome do país, “Vermelho como Brasa”.
É uma nação feliz, cuja alegria transborda nos turistas, muitos até decidem se mudar para cá. É o quinto maior país do mundo e o que possui a maior biodiversidade, devido à floresta amazônica. Todavia, a nossa diversidade não para aí, possuímos variedades na cultura, como a culinária e festas, além das praias, climas, fauna e flora.
Temos estados com climas secos, temperados e úmidos, o que desejar.
Na culinária, temos feijoada, brigadeiro, coxinha, pão de queijo, acarajé, tacacá, açaí… enfim, muitas coisas deliciosas. Na música prevalece a “mistura”, quase sempre, músicas internacionais ganham novas versões, utilizando a “energia” brasileira, com ritmos animados, seja funk, eletrônico ou pisadinha. Tudo vira festa ou “meme”.
Nosso Brasil brasileiro é uma beleza sem fim, nas paisagens, temos praias belíssimas, como as de Fernando de Noronha, Maragogi e São Luís, os Lençóis Maranhenses são esplêndidos, fora as cataratas, chapadas e florestas. Além das coisas naturais, temos o Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Monumento às Bandeiras, Catedral da Sé, Os Candangos, Ópera de Arame, Arcos da Lapa, entre outros, é riquíssimo.
Por meio de estudiosos, é possível saber também que mais de 250 línguas estejam presentes no país, seja indígena, de sinais ou afro-brasileiras. Ademais, é o único país com mais de 100 milhões de habitantes que possui acesso gratuito de serviços de saúde, viva o SUS (Sistema Único de Saúde)! Fora a garra que temos para lutar pelos nossos direitos, como exemplos: “Caras Pintadas”, “Diretas Já”, “Revolta da Vacina” e “Jornada de Junho”.
Portanto, apesar de termos os nossos desafios (que não são poucos), nosso país é único e incrível. Muitas vezes não valorizamos o que possuímos, priorizando coisas estrangeiras ao invés daquilo que nos torna tão especiais.
Nossa nação é rica em amor, esperança, carisma, alegria, força e muitas belezas culturais jamais igualáveis, até porque, o Brasil é brasileiro!
Ludimila Rezende Santos, 19 anos, é de Goiânia, Goiás. Estudante de farmácia. A jovem fez Academia Educar on-line e segue monitora do projeto e até já replicou parte da metodologia da Educar em sua cidade.