4 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

O que se explicita e o que se esconde em ‘Madalena’

João Nunes Por João Nunes
8 de dezembro de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 3 mins
A A
O que se explicita e o que se esconde em ‘Madalena’

Cristiano (Rafael de Bona), o atormentado filho do dono das terras Fotos: Divulgação

Impossível não notar o avestruz, animal de pernas e pescoço longos e corpo grande e desengonçado – mas inteligente. Na mesma plantação onde se alimenta, ele se oculta e esconde ovos que preservarão a espécie. Esta metáfora é uma leitura possível de ‘Madalena’ (Brasil, 2021, 1h21 min), de Madiano Marcheti. O uso da figura de linguagem mostra a intenção acertada do diretor em revelar e, no contraponto, dissimular. No exercício dessa tensão, ele sugere que a exuberância das imagens mascara as sombras, jeito elegante de denunciar a sujeira que não aparece porque está debaixo do tapete.

No jogo de esconde, ouve-se apenas a voz (e uma vez) do poderoso dono das terras, espécie de pai-patrão que não admite contestação – nem do filho. Da mulher, candidata a senadora que defenderá interesses dele no congresso, sabe-se só o nome. A protagonista desapareceu e quem encontra um corpo escondido no meio da plantação de soja é o inseguro filho do dono.

 

Trabalhadores dos campos de soja descansam na hora do almoço

 

A plantação é o grande elemento de exposição da narrativa e o modo de o espectador se conectar com a realidade desconhecida. Contudo, ela camufla insolúveis problemas, que vão do desmatamento ao abismo social da cidade dividida entre condomínios luxuosos e bairros de casas populares, todas iguais, sem personalidade, infraestrutura, árvores, áreas de lazer, parques e rios.

 

A frase-síntese vem da personagem que acorda em viagem de carro e diz: “parece que a gente está no mesmo lugar”. O mesmo campo verde forrado de soja e o mesmo céu azul, onde, dizem, se escondem objetos voadores não identificados.

 

Em meio à atmosfera carregada o diretor compõe cenário bonito de cores e conformações valorizado pela fotografia de Guilherme Tostes e Tiago Rios e escolhe belos planos abertos sobre os campos, em composição com o céu, e plongée para a casa rica vista de cima no condomínio. E, em meio a esse admirável mundo novo erigido sobre escombros da floresta, Marcheti busca resquícios do paraíso perdido.

Quando, no computador da amiga Madalena desaparecida, Luziane (Natália Mazarim) ouve Tetê Spindola se lamentar na melancólica Piraretã, ela evoca o Pantanal do passado, emblema do Mato Grosso.

 

Luziane (Natália Mazarim) procura Madalena, a amiga desaparecida

O filho do dono, Cristiano (Rafael de Bona), se mobiliza (e se sente ameaçado) ante o drama do corpo escondido porque pensa no futuro (ele será o dono, talvez, melhor que o pai insensível e a mãe encantada com veleidades políticas). Quando Bianca (Pamella Yule) encontra oásis em meio à plantação, mata cortada por rio caudaloso, onde, junto com duas amigas se estabelece inesperada comunhão, vislumbra-se o presente possível.

O roteiro de oito mãos (diretor, Thiago Gallego, Thiago Ortman e Tiago Coelho) se estrutura sobre diálogos curtos e secos, enquanto as músicas incidentais da trilha de Junior Marcheti acentuam a atmosfera de suspense; afinal, alguém desapareceu.

E por que o roteiro não tenta descobrir o responsável? Porque na solidão dos campos de soja tudo é escamoteado (fazer algo desaparecer sem ninguém perceber). Do corpo escondido, dos meninos ricos exibindo motos envenenadas, das garotas de programa que sonham dias melhores, dos rapazes (ricos) bombados à base de droga, da música sertaneja mercadológica, das máquinas agrícolas que ostentam poder, dos drones que tudo veem e daqueles que matam e ninguém vê.

 

O que o roteiro faz é se perguntar: quem, no país campeão de assassinatos de pessoas transexuais e travestis, se preocuparia em desvendar o crime? O preconceito internalizado pode até passar despercebido, mas matar é crime e ninguém pode ser morto por ser transexual. Não se trata de concordância (ou opinião), mas de humanidade.

A referência a ‘Na Solidão dos Campos de Algodão’, de Bernard-Marie Koltès, sobre dois perdidos (ocultos) na noite suja da grande cidade, não soa gratuita, com a diferença que, na peça, pode-se trafegar pela poética sugerida no título.

 

Bianca (Pamella Yule): inesperada comunhão no oásis em meio à plantação de soja

‘Madalena’ também tangencia a poética, a despeito da tragédia. No país que aprendeu a se esconder (ou escamotear) a belíssima oferenda de Bianca no oásis do rio serve como ritual de renascimento do verde da mata, da água corrente límpida do rio e de todas as pessoas e de todos os bichos. Até do avestruz que nunca, antes, precisou se alimentar nem esconder ovos na solidão dos campos de soja.

 

O filme, premiado em diversos festivais pelo mundo, estreia nesta quinta-feira, dia 9/12/2021, nos cinemas e, em breve, no streaming

 

João Nunes é jornalista e crítico de cinema

Tags: BrasilcinemacolunistasJoão NunesMadalenaMadiano MarchetiSala de Cinema
CompartilheCompartilheEnviar
João Nunes

João Nunes

Sala de Cinema

Notícias Relacionadas

Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza
Colunistas

Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza

Por Carmino de Souza
4 de maio de 2026

...

A renda voltou — mas esqueça tudo o que você sabia – por Daniela Nucci
Colunistas

A renda voltou — mas esqueça tudo o que você sabia – por Daniela Nucci

Por Daniela Nucci
3 de maio de 2026

...

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal

1 de maio de 2026
Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci

1 de maio de 2026
Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

30 de abril de 2026
Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

30 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Histórias inspiradoras e quase centenárias: Campinas tem 5.291 nonagenários

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Associação Mata Ciliar devolve onça-parda à natureza após longa recuperação

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os direitos e necessidades de saúde das pessoas idosas – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.