2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Prótese Total de Quadril – a cirurgia do momento – por Carmino de Souza e Bruno de Paula Leite Arruda

Carmino de Souza Por Carmino de Souza
4 de outubro de 2023
em Colunistas
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Prótese Total de Quadril – a cirurgia do momento – por Carmino de Souza e Bruno de Paula Leite Arruda

Foto: Freepik

Nestas últimas semanas temos ouvido falar muito desta cirurgia de prótese de quadril devido a necessidade de o presidente da república passar por este procedimento. É claro que, nestas circunstâncias, as especulações são grandes e a desinformação segue a mesmo caminho. Os autores deste texto se conheceram nesta circunstância, um como paciente precisando da cirurgia em certo caráter de urgência (Carmino) e outro o fisioterapeuta responsável por preparar o paciente para a cirurgia e sua posterior reabilitação (Bruno).

Posso antecipar que uma prótese de quadril bem indicada e cuidada pode mudar, para melhor, a vida e a qualidade de vida do paciente. Entretanto, não é simples e deve ser cuidada com todo o rigor e profissionalismo para evitar maior sofrimento ou intercorrências no pós operatório. A prótese total de quadril (PTQ, no meio médico) é considerada “a cirurgia ortopédica do momento”.

Já em 2005 esperava-se um aumento de mais de 300% no número de cirurgias para a substituição dessa articulação por um par tribológico (interação entre duas superfícies diferentes em contato e com atrito e desgaste constante) de metal e polietileno no mundo inteiro até o ano de 2030.

Já estamos em 2023 e pode ser que já tenhamos alcançado esses números projetados há mais de 15 anos. Isso porque já existem trabalhos científicos comprovando a eficácia dessa cirurgia na diminuição da dor no quadril, principalmente aquela na região da virilha que dificulta calçar o sapato, subir escadas, diminuir o arco de movimento, causar rigidez matinal por pelo menos uma hora pela manhã todos os dias e que atrapalha o sono muitas vezes devido a dor.

A principal causa do apelo a substituição total da articulação é o processo degenerativo- inflamatório crônico chamado osteoartrose do quadril. Esta, pode acontecer em qualquer parte do corpo, certamente. E acontece. Costumo dizer que ossos e articulações “são como pneus, começam rodar, começam gastar”. Mas, se você usar bem, devem durar muito mais…

Contudo, os processos de envelhecimento e degeneração são vistos, infelizmente, no corpo todo. Por exemplo, nossas rugas e cabelos brancos, vêm inexoravelmente. O principal ponto aqui que causa uma queda importante da qualidade de vida e da autonomia, é a dor, muitas vezes incapacitante. Rugas e cabelos brancos não doem, mas, às vezes, a osteoartrose pode doer, e muito. E é a sintomatologia do paciente e a decisão da equipe médica que definem o tratamento cirúrgico. Existe, sim, tratamentos sem cirurgia (medicamentosos e fisioterápicos) para esses problemas e que podem também ser eficaz.

Mas pode ser que não sejam suficientes para resolver de vez o problema, e isso acontece majoritariamente nos casos da chamada osteoartrose avançada do quadril (diagnosticada pela avaliação clínica e com ajuda dos exames de imagem hoje cada vez mais avançados). E para esses casos a PTQ pode ser a melhor saída.

A cirurgia deve ser feita por um cirurgião de quadril especializado neste procedimento que não é simples e ou isento de riscos. A cirurgia tem um tempo variável dependendo do paciente, mas, em média, dura pouco mais de uma hora. Importante é que o paciente pode andar em algumas horas, com andador e suporte fisioterápico.

Normalmente, a recuperação tem duração de quatro a seis meses, e deve ser orientada por um fisioterapeuta, também treinado e preparado para ter os melhores resultados. As dores iniciais são comuns no pós operatório por se tratar de uma cirurgia de grande porte. Por experiência própria eu diria que o primeiro mês é difícil, mas tudo passa e a vida volta ao normal depois do período de reabilitação. Mas, em geral, as dores são menos intensas do que a que o paciente convivia diariamente, antes do procedimento.

Movimentos de sentar e levantar de forma independente são recuperados por volta de quatro a seis semanas após a cirurgia e a independência de marcha e autocuidado pode ser alcançada em até dois meses.

Para mim, a fronteira para a autonomia foi o dia que consegui colocar as meias, foi uma festa!

Existem riscos cirúrgicos, obviamente, tais como a luxação de prótese, as infecções e a trombose que devem ser levadas em consideração, mas também são mitigadas com os cuidados pós cirúrgicos, clínicos, medicamentosos e fisioterápicos, que temos aprendido com a experiência e estudos publicados a respeito.

Como visto, podem aparecer algumas limitações no início da reabilitação dessa cirurgia, mas, ao final, o paciente pode retomar atividades físicas que antes lhe foram arrancadas como andar à vontade, andar de bicicleta, correr, praticar esportes e enfim, ter vida praticamente normal e cuidando para o constante fortalecimento dos tecidos que dão constante suporte à prótese.

Boa sorte aos pacientes que dela necessitam pois, como já dissemos, podem mudar a vida para melhor. Estes são os nossos maiores objetivos nas ciências da saúde, “dar vida e qualidade de vida aos seres humanos”.

 

Carmino Antônio De Souza é professor titular da Unicamp. Foi secretário de saúde do estado de São Paulo na década de 1990 (1993-1994), da cidade de Campinas entre 2013 e 2020 e Secretário-executivo da secretaria extraordinária de ciência, pesquisa e desenvolvimento em saúde do governo do estado de São Paulo em 2022. Atual presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan.

 

Bruno de Paula Leite Arruda é fisioterapeuta do Instituto Wilson Mello Alves da equipe da CineticsPhysio e membro do grupo de cirurgia de quadril e pelve da PUCC e especialista em dor crônica.

Tags: Carmino de SouzacirurgiacolunistasHora CampinasInovaçãoletrada de médicomedicinapacientespesquisaprótesequadrilsaúdetratamentos
CompartilheCompartilheEnviar
Carmino de Souza

Carmino de Souza

Letra de Médico

Notícias Relacionadas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
1 de maio de 2026

...

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci
Colunistas

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci

Por Karine Camuci
1 de maio de 2026

...

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

30 de abril de 2026
Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

30 de abril de 2026
Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

29 de abril de 2026
O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

29 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Veja como votaram os deputados da RMC na derruba do veto ao PL da Dosimetria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.