2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Colunistas

Quanto tempo você curtiu os últimos elogios que recebeu? – por Jonas Santos

Uma pausa para um café na padaria ajudou a olhar com mais gentileza para sentimentos que atropelam nosso dia a dia

Retrato das Juventudes Por Retrato das Juventudes
27 de janeiro de 2022
em Colunistas
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Quanto tempo você curtiu os últimos elogios que recebeu? – por Jonas Santos

Foto: Pixabay

Subiu o cheirinho de café e dava para escutar o pão com manteiga fritando na chapa. Confesso que tenho um carinho especial por tomar um cafezinho, principalmente nos dias da semana quando reservo um tempo, no meio da famosa correria do dia a dia, e me permito fazer uma pausa.

Esse dia, em especial, tinha acabado de iniciar as férias do trabalho e fui até uma padaria para me dar de presente um café num lugar diferente e, assim, sentir que estava curtindo esse período de descanso e fazendo coisas diferentes.

Quase que junto com essa combinação clássica brasileira, recebi também um e-mail com o título: “Feedback”. Tratava-se da percepção do time de Engenharia & Expansão de uma empresa onde havia feito uma palestra sobre Autoconhecimento e Autodesenvolvimento no início de dezembro. Confesso que, imediatamente a minha mão começou a suar e não tinha nada a ver com o cafezinho quente. É algo que normalmente acontece quando fico um pouco ansioso pelo que está por vir.

Pois bem, qual não foi a minha feliz surpresa quando o resultado era uma bela nota 10! Todos os participantes avaliaram e alguns ainda fizeram comentários positivos, com menções do impacto positivo daquele momento durante sua semana. Sorri, dei um belo gole no café, compartilhei com a minha noiva via mensagem, fechei o arquivo e logo entrei numa rede social e comecei a me entreter por ali, com os muitos memes que iam surgindo. Enquanto eu rolava a tela, ia me distanciando daquela sensação.

Em poucos minutos, me deu um estalo mental e pensei: “Ei, ei, pera aí! Se tivesse sido uma crítica, como você estaria agora? Também estaria aí, como se nada tivesse acontecido, divagando pelas redes sociais?”. E foi aí que percebi que absorvo completamente diferente os elogios e as críticas que recebo.

Pedi outro cafezinho e resolvi olhar para isso e examinar um pouco dos meus pensamentos e comportamentos. Mergulhei neste Jonas que estava se manifestando ali e me perguntei: onde foram parar os últimos elogios que recebi? Quando tempo eu costumo curtir esses elogios? Naquele instante vi que aquele era um excelente momento para praticar, mais uma vez, o tema da palestra e me conhecer um pouco mais.

Os primeiros pensamentos me convidaram a voltar um pouquinho no tempo. Assim como a maioria da população, cresci com as condições estruturais básicas de uma família pobre da periferia, que conviveu com pouca grana e precisando administrar esse pouco que tinha. Me lembro que, desde bem pequeno, sempre pensei “que eu não podia dar errado na vida”, “que precisava ser alguém quando crescesse” e “que eu não podia ficar dando – muito – trabalho para os meus pais”, afinal, eles já tinham que dar conta da nossa família e dessa condição.

Com isso, especialmente desde os 12 anos, comecei a me envolver em tudo que me parecia uma porta de oportunidade. Essa escolha, somada com os pensamentos de independência, fizeram com que eu me tornasse bastante exigente comigo mesmo e que me fez passar muito mais tempo tentando melhorar, ansioso por não dar errado, do que atento as coisas que já vinham acontecendo.

Ao longo desta trajetória, vários elogios e reconhecimentos surgiram, mas hoje percebo que uma parte de mim sempre olhou aquilo com desconfiança. Às vezes, achava que era só por educação. Às vezes achava que era porque as pessoas, convivendo com um cara que tinha um bom humor, falavam aquilo porque, como diziam, me consideravam um cara legal. Eu sempre costumei sorrir, agradecer, mas, curtia muito pouco o sentimento de verdade.

O contrário acontecia com as críticas. Essas sempre me atravessavam como flechas e me impulsionavam a dedicar um tempão ali em reflexões vazias ou autojulgamentos, hora ou outra, duvidando até da minha capacidade. Isso já aconteceu contigo? De ficar um tempo no looping do medo de não dar certo? Ao perceber tudo isso, não teve jeito: sorri carinhosamente como se fosse um abraço em mim mesmo e percebendo que um mundo se abria.

Ampliando o olhar, comecei a pensar nos adultos e outros jovens que converso e não pude deixar de notar que isso também era constante em suas falas, mesmo vivenciando contextos diferentes no que diz respeito a classes sociais, cores das peles, orientações afetivo-sexuais e espiritualidades.

Que muitos de nós, rapidamente damos espaços nas nossas cabecinhas para as críticas, as guardamos e cultivamos, hora como estímulos e com a sensação de vingança, hora como chateações que nos deixam pra baixo. Já quando recebemos um elogio, nem sempre paramos para olhar o que em nós nos permitiu chegar até aquele resultado e, a partir disso, celebrar, maximizar essa sensação de bem-estar e conscientemente transformá-la em apropriação de força.

Inclusive, a forma como utilizamos as redes sociais, também nos tira um pouco desta atenção do agora e potencializa esse olhar para as muitas “gramas dos vizinhos”. Enquanto navegamos, encontramos toda uma estruturação social de perfeições e de mundos ideais que, se não olhamos com consciência, nos convidam a um universo de inferiorização individual e amplificam a nossa desatenção para quem somos e o que já conquistamos.

Nos distanciamos de nós, vivendo com nossas cabeças nesta primeira versão de metaverso e desconectados do que está acontecendo dentro da gente e nas evidências positivas que já temos a nosso respeito, seja pela autopercepção ou por estímulos das pessoas que nos cercam.

Cultivar este distanciamento tem nos levado, dentre outras coisas, para problemas de saúde mental, tema cada dia mais em pauta e melhor divulgado neste mês, pelas campanhas de janeiro branco.

Sim, quando olho agora, percebo que meu café virou quase um “Café Filosófico” (risos). Mas é porque, realmente, quis ir mergulhando em mim e contrastando nos efeitos disso nos meus comportamentos e em parte da população em geral. E isso, me ajudou a perceber que, ao ter a minha atenção direcionada e refletir sobre os elogios e reconhecimentos da minha vida, é um dos caminhos para aumentar o meu amor-próprio. Que isso me permite também me elogiar, me reconhecer e me dar conta do que vou me tornando, dia após dia.

“Ah, mas Jonas, tem muita gente que faz isso e é bem arrogante”, é o que você pode pensar ao longo dessa leitura. Sim! E, daí, mais uma vez a importância do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. De parar para pensar nos nossos pensamentos e em quem eu quero ser. Isso vai nos ajudando a filtrar os extremos e cultivar somente o que admiramos.

O meu convite é para que, assim como fiz no meu cafezinho (e, confesso que ainda venho fazendo), você se permita resgatar as últimas coisas que fez e que se orgulha. Que relembre as últimas palavras positivas que escutou sobre seus comportamentos, habilidades, atitudes, esforços e resultados.

Que se conecte com tudo isso para criar mais condições para um 2022 a cada dia melhor. Que possa reservar tempo na sua agenda e mente para encontrar um lugarzinho especial para tudo o que você já é e que estava passando desapercebido da pessoa mais importante: você!

Assim como cafezinho, você vai perceber o quanto isso aquece o coração e dá uma energizada para seguir os dias com mais sorriso no rosto e leveza.

 

Jonas Santos, de 28 anos, mora em Campinas desde os 7 anos e acredita que por meio da educação pode melhorar o mundo dele e dos outros

Tags: comportamentocríticaselogiosHora Campinasjonas santosRetratos da Juventudevida
CompartilheCompartilheEnviar
Retrato das Juventudes

Retrato das Juventudes

Sonhos e desafios de uma geração

Notícias Relacionadas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal
Colunistas

VEGAS e a lógica dos excessos humanos – por Luis Norberto Pascoal

Por Luis Norberto Pascoal
1 de maio de 2026

...

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci
Colunistas

Trabalhe com o que você ama. Ou, pelo menos, entenda o que isso significa para você. – por Karine Camuci

Por Karine Camuci
1 de maio de 2026

...

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

30 de abril de 2026
Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

Pressa pra quê? – por Tábita Luiza de Ávila Dutra

30 de abril de 2026
Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

Um panorama da educação no Brasil – por José Pedro Martins

29 de abril de 2026
O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

O show tem de continuar… – por Gustavo Gumiero

29 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Veja como votaram os deputados da RMC na derruba do veto ao PL da Dosimetria

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.