Campinas, cidade que já recebeu a visita de duas rainhas, marca um novo capítulo em sua história com a criação do primeiro Centro de Atendimento Integrado (CAI). A iniciativa, fruto da visita da Rainha Silvia da Suécia e do Rei Carlos XVI Gustavo, representa um avanço significativo na proteção de nossas crianças e adolescentes.
Em 1968, o município também recebeu a visita da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, que veio conhecer os importantes avanços da pesquisa do café, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).
Nascida na Alemanha, filha de um empresário alemão e de uma brasileira, a Rainha Silvia da Suécia passou parte de sua infância em São Paulo. Primeira rainha consorte sueca de origem não real desde 1976, Silvia dedica-se a nobres causas sociais e humanitárias. Em 1999 fundou a World Childhood Foundation e segue empenhada em proteger crianças vítimas de abuso e outras violências.
A Childhood Brasil já instalou 1864 salas de escuta em fóruns brasileiros, um passo crucial para que crianças e adolescentes sejam protegidos e respeitados. Agora, em parceria com a Prefeitura de Campinas, a FEAC e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a organização planeja inaugurar na cidade um centro especializado em escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Essa iniciativa, visa garantir que crianças e adolescentes vivendo em situações vulneráveis tenham acesso a serviços de proteção e apoio. Embora a Childhood Brasil e outras instituições tenham realizado um trabalho significativo, a demanda por ações nesse sentido ainda é grande.
A semente plantada com a criação desse centro certamente trará frutos importantes para a proteção da infância em Campinas.
O trabalho relevante da Rainha Silvia chamou a atenção da Fundação Educar e se transformou no livro Childhood – um sonho de uma rainha na proteção de crianças e adolescentes brasileiros, escrito por Claudia de Castro Lima. A história retrata de forma inspiradora porque a Rainha Silvia resolveu usar sua voz para falar de um tema tão impactante para a vida de crianças e adolescentes.
Com certeza a passagem da Rainha Silvia por Campinas, assim como da Rainha Elizabeth II, ficará marcada na história de Campinas e deixará boas sementes.
Luis Norberto Pascoal é empresário e presidente da Fundação Educar