29 de junho de 2022
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

Só de passagem

Zeza Amaral Por Zeza Amaral
13 de julho de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Nada mais longo que o atalho imoral. Cortar caminhos morais para chegar mais depressa ao topo do poder pode ser uma longa estrada de fracassos históricos. E nem quero aqui citar Getúlio Vargas, Hitler, Mussolini, Pinochet, Stalin, Fidel Castro, Mao Tse, e de outros menos votados. A História já virou as suas páginas e muitas outras serão viradas – ou reviradas por acadêmicos interessados em teses de mestrado, doutorado, muito boas para currículos e nada interessante para quem viveu os tempos imorais desses políticos.

E segue a história repetindo os mesmos personagens que buscam o atalho fácil das imoralidades nada republicanas.

Estou bem agasalhado do frio que chegou em uma terça-feira invernal, a primeira. Gosto de frio e sigo em frente. Não vou buscar atalhos e prefiro os mais longos caminhos, andando por uma manhã nublada. O vento sacode as árvores do Bosque dos Jequitibás e a experiência de andarilho matinal me alerta para andar na outra calçada. O Brasil do quebra-galhos não é para mim. E sigo em frente. E aviso os pais que levam o berço do filho a atravessarem a rua. E eles agradecem e rapidamente buscam a minha calçada. E assim seguimos.

E assim estamos protegidos dos atalhos da imoralidade, penso eu, agradecendo velhos ensinamentos de um avô: os mais longos caminhos são os que nos levam para bem longe dos atalhos que os demônios nos oferecem.

Décadas depois, li a frase de alguém, que já esqueci o nome: a retidão é o caminho mais rápido para se encontrar o diabo. A frase se referia aos ditos políticos moralistas, quase santos em seus pedestais eleiçoeiros. E assim fujo do caminho mais curto. Vou pelas quebradas, dobrando esquinas, subindo ladeiras, fugindo das facilidades profissionais, das benesses políticas, não por conta da retidão que não tenho visto que já menti, já ofendi muita gente, fui descrente de Deus e dos homens, e, é claro, até de mim mesmo. E assim purgo o meu longo caminho para cumprir a sina de envelhecer com as velhas calçadas da minha cidade, sem atalhos e apenas ajuntando as pedras portuguesas que andam soltas por aí.

O casal que leva o filho no berço passa por mim e agradece pelo conselho de fugir de algum galho caído das velhas árvores do bosque. E o vento frio segue o seu caminho. E os meus ralos cabelos brincam na minha velha cabeça, rodopiando e se enrolando em velhas lembranças de adolescência. E assim volto para casa, pensando nos longos caminhos que ainda terei pela frente, nas palavras que buscam guarida na minha velha cachola, nas canções que ainda moram no meu violão, nas prosas que ainda terei com os velhos amigos violeiros e cantadores, no sabor das sopas que a moça-que-manda-em-mim prepara para a minha banguela vida sem bengala de atalhos.

E assim olho o Sol do meio-dia, sem calor, coitado, que a bilhões de anos segue o seu longo caminho cósmico, sozinho, pela estrada do Universo. E, é claro, sem pegar nenhum atalho.

Agradeço ao Sol, agradeço a Lua e as Estrelas. Faço uma oração às águas e às plantas. E também ao casal que leva o filho para passear. E beijo a companheira que me aguarda em casa. E bem sei que devo agradecer pelos meus músculos que ainda me levam para os mais longos caminhos. Atalhos, quaisquer um deles, só existem aos que não demarcam caminho na sua existência moral. E que o raro leitor, por favor, não faça juízo das minhas palavras. Elas apenas fizeram um pequeno alinhavo de uma prosa de passagem. Inté.

Zeza Amaral é jornalista, escritor e músico

Tags: atalhoscaminhoscolunistasHora CampinasZeza Amaral
CompartilheCompartilheEnviar
Zeza Amaral

Zeza Amaral

Prosa e outros pitacos

Notícias Relacionadas

O senador Carlos Portinho: líder do Governo Bolsonaro no Senado - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Bom mesmo é prever o passado – por Carlos Brickmann

29 de junho de 2022
Foto: Freepik

Locação residencial – por Renato Ferraz Sampaio Savy

28 de junho de 2022
Foto: Freepik

Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas na IARC – por Carmino de Souza e Juliana Natívio

27 de junho de 2022

Palestras motivacionais que desmotivam – por Thiago Pontes

27 de junho de 2022
Para a tendência de beleza 2022, a aposta é a Make Beauty rápida de fazer e, na correria, dá para ficar bonita e com carinha de saúde, que todas nós precisamos ter - Foto: Divulgação

Praticidade chega com tudo na maquiagem 2022 – por Daniela Nucci

26 de junho de 2022
Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

São coisas nossas – por Carlos Brickmann

26 de junho de 2022

Quer apoiar o jornalismo do Hora?
Clique ou faça a leitura do QRCode

Populares

  • Leilão realizado pelo Detran SP em Valinhos: oportunidades. Foto: Arquivo

    Leilão do Detran em Valinhos tem Audi A3 por R$ 8,5 mil

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Academias de Campinas dão adeus a Fernando Antonio Abrahão e Dalton Tóffoli Tavolaro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Novos radares da John Boyd entram em operação à meia-noite

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas inaugura hospital de excelência para cirurgias de cabeça e pescoço na Unicamp

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Câmara aprova reajuste de 15% para servidores públicos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editoras de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Editor de Fotografia

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
eduardo@horacampinas.com.br

Francisco Lima Neto
francisco@horacampinas.com.br

Gustavo Magnusson
gustavo@horacampinas.com.br

Para falar com a Redação:

E-mail

redacao@horacampinas.com.br

WhatsApp

(19) 9 8282-2651

Departamento Comercial

comercial@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • INTERNACIONAL
  • MEMÓRIA

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist