A tecnologia é uma grande aliada do mercado de seguros há anos. Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais clara sua importância e a mudança de comportamento da sociedade. Com o suporte da tecnologia, o mercado de seguros tem ainda muito a crescer e, com ele, novas formas de relacionamento, experiências e praticidades voltadas, não somente aos consumidores atuais, como às novas gerações que irão contratar apólices.
Os prêmios das seguradoras representaram 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020. Somente 30% da frota de veículos e 16% das residências do país possuíam seguro há dois anos. Portanto, há ainda muitas oportunidades para o setor.
Os últimos números da Susep (Superintendência de Seguros Privados) mostram que, de janeiro a novembro do ano passado, o crescimento do setor no país foi de 13,1%, se comparado com o mesmo período de 2020.
Pesquisa realizada pela ConQuist Consultoria para identificar o que mudou no atendimento prestado ao consumidor que faz compras ou contrata um serviço mostra que 71% dos entrevistados passaram a preferir as compras on-line diante da crise sanitária. O estudo aponta ainda que o bom atendimento prestado pelas empresas é um item essencial para a grande maioria dos entrevistados: 96,8% dos brasileiros consideram o atendimento algo muito ou extremamente importante ao comprar um item ou adquirir um serviço.
Nesse cenário, as seguradoras têm investido em produtos que acompanham o novo comportamento da sociedade, de olho já nas futuras gerações.
Há, por exemplo, o seguro mensal de automóvel com contratação 100% digital, a assinatura de produtos eletrônicos e os aplicativos que simplificam o atendimento e relacionamento com os clientes, por exemplo.
No caso do seguro de vida, a consciência sobre a necessidade de proteção incidiu diretamente nessa carteira. Dados da Susep mostram que o seguro de vida individual cresceu 29,4% no acumulado entre janeiro e novembro de 2021. Anteriormente, as pessoas associavam essa apólice à morte.
A pandemia mostrou, no entanto, o quão frágil a vida pode ser, o que remeteu a uma busca pelo entendimento, por parte das pessoas, sobre o que é o seguro de vida, como ele funciona e a possibilidade de usá-lo em vida.
Para a população mais jovem, a possibilidade de experiências personalizadas de seguros permite que, além de contar com uma oferta mais adequada para o seu perfil e momento, o consumidor tenha liberdade e flexibilidade para escolher o valor das coberturas de cada uma das proteções selecionadas.
São tendências que combinam tecnologia moderna e veloz, com novos produtos desenhados conforme a visão do consumidor, a inteligência de dados, além de ter a consultoria do corretor, que é o profissional que melhor pode orientar na hora da contratação do seguro. Ele conseguirá personalizar e buscar a melhor solução para atender às necessidades do segurado. Com essa fórmula, há um potencial fortíssimo para o sucesso do setor neste e nos próximos anos.
Walmando Fernandes, administrador de empresas e MBA em gestão empresarial, é Head da Porto Seguro na região de Campinas