A vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, tem sido uma opção bastante procurada de visita para winelovers e amantes da natureza. O espaço acaba de completar dois anos de atividades como um complexo multilazer que agrega visitas guiadas aos vinhedos, degustação, introdução enológica e agradável experiência gastronômica. Tudo em meio a um cenário exuberante, espaços agradáveis e projeto arquitetônico integrado à natureza. Da vinícola há uma privilegiada vista para a Pedra do Baú, um dos pontos turísticos mais visitados da região. O complexo oferece agradáveis locais para sentar e relaxar, fazer piqueniques e contemplar a paisagem. São mais de 90 hectares de vinhedos, jardins, cachoeira, gramados e lago. O espaço gastronômico recebe o nome de Bruschetteria da Villa, um restaurante de cozinha autoral, estilo contemporâneo e inspirado em pratos italianos e internacionais. O atendimento se dá nos espaços Giardino e Terrazzo.
“Quando concebemos nossa propriedade e o interesse pela vitivinicultura não imaginávamos que seríamos uma referência em turismo. Estamos extremamente satisfeitos pelo resultado, mas sabemos que é preciso estar em constante aperfeiçoamento”, assinala Marco Antonio Carbonari, proprietário do empreendimento, que fica a cerca de 3h de Campinas. Dentro deste contexto, a vinícola decidiu, inclusive, investir em um heliponto para atender clientes de alto poder aquisitivo, interessados numa viagem rápida entre grandes centros, como Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Campinas, Pìracicaba, São José dos Campos e o entorno de Campos do Jordão. “Muitos turistas de Campinas e região têm cada vez mais buscado a Villa Santa Maria para ter uma experiência diferenciada”, lembra Célia Pinotti Carbonari, sócia-proprietária e responsável por toda a concepção arquitetônica e funcional do complexo.
Menu gastronômico
No cardápio versátil, além do menu gastronômico, o turista pode escolher entre bruschettas e tábuas de frios, harmonizadas com os vinhos Brandina, nas versões tinto, branco, rosé e espumante. Nestes tempos de forte calor, a sensação da casa é o clericot, um drink refrescante, feito com o Brandina, licores e frutas.
A Villa Santa Maria está oferecendo atendimento presencial aos visitantes quando a região de Taubaté está na fase de menor restrição, seguindo todos os protocolos de higiene e as orientações técnicas das autoridades sanitárias. O empresário Marco Antonio Carbonari lembra que o empreendimento segue rigorosamente as exigências para evitar a propagação da Covid-19. Ele destaca que o perfil de visita, inclusive, permite que o turista possa deixar sua casa de carro, chegar ao complexo de máscara ser atendido com distanciamento e voltar para a sua casa com segurança. O espaço, aberto e com muito verde, favorece o lazer enoturístico sem aglomerações.
“Tudo foi pensado para dar essa tranquilidade aos visitantes. Nosso time de colaboradores recebeu treinamentos e utiliza equipamentos de proteção, como máscaras e frontais de acrílico”, reforça Marco Antonio Carbonari.
Vinhos de Inverno
A produção de vinhos de alta qualidade, incluindo rótulos premiados, se tornou possível depois de anos de pesquisa e investimento na Villa Santa Maria. A técnica adotada é da inversão do ciclo da uva, com a prática da dupla poda (ciclo de Inverno). A dupla poda consiste em podar a videira duas vezes, de modo a jogar a colheita para o período que vai de julho a setembro.
Como o Verão brasileiro é muito chuvoso, com a colheita do fruto nessa época não se chegava a níveis de açúcar, aroma e coloração desejados. O Inverno do Sudeste é seco e ensolarado. Dessa forma, quando o ciclo foi invertido, o resultado foi conseguir maturar bem a fruta e fazer vinhos com o nível de qualidade hoje alcançado pelos Vinhos Brandina, de padrão internacional.
O Brandina fechou 2020 com uma série de premiações destacadas, colocando seus rótulos na seleta lista dos melhores vinhos brasileiros. Vale destacar os prêmios concedidos pela Wines of Brazil Awards 2020 para o Brandina Assemblage 2017 (rótulo preto), Brandina Assemblage 2017 (rótulo branco), Brandina Sauvignon Blanc 2019 e Brandina Chardonnay 2020. Outro certificado de excelência recebido pela vinícola foi a premiação na Decanter World Wine Awards, uma das mais prestigiadas competições do universo do vinho no mundo. O reconhecimento foi dado em 2020 ao Brandina Assemblage 2014, um dos mais queridos, desejados e apreciados do portfólio da casa. “Estamos orgulhosos por trilhar esse caminho”, finaliza o empresário Mario Augusto Carbonari, o Guto, responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da fazenda e um dos sócios-proprietários.
Atendimento com reserva
A visita à vinícola ocorre apenas mediante agendamento prévio. As reservas podem ser feitas por meio do WhatsApp da gerência no (12) 9 9746-6298. A Villa Santa Maria está localizada no bairro rural do Baú, na Estrada Municipal José Theotônio da Silva, s/n. É só colocar no Google Maps para guiar o caminho. Todas as informações adicionais e mais detalhes dos serviços e do portfólio de delícias da vinícola podem ser conferidas no site www.villasantamaria.com.br e nas redes sociais Instagram (@vinicolavillasantamaria) e Facebook (@vinicolavillasantamaria).