5 de dezembro de 2023
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados

O alinhavo da vida

Zeza Amaral Por Zeza Amaral
20 de março de 2021
em Colunistas
Tempo de leitura: 3 mins
A A

O pano não se come e nem se bebe. Ele apenas nos protege das intempéries e assim cumpre a sina de manter a humanidade aquecida e protegida. O pano é a melhor descoberta da humanidade. Além do fogo e da roda. O couro era difícil, pois tratava de sair da caverna para caçar um bicho, não apenas para comer mas para lhe retirar a pele, curti-lo e costurar com finas tiras de couro. E as senhoras das cavernas cuidavam de si e dos seus. Quantas agulhas não foram criadas por aqueles tempos, hein? Espinho, espinha de peixe, osso de ave, graveto de peroba, quantas agulhas e quantos alinhavos?

Quem costura carrega em si memórias ancestrais de bisas e avós, a paciência do bordado, do crochê, e assim teciam suas vidas simples de lembranças, alinhavando-as à costura final de um vestido, um terno, camisa, ou mesmo à própria vida.

Tudo tem de ser alinhavado na vida. O amor dedicado a alguém tem de ser bem alinhavado – caso contrário, se desarruma na emoção, fica desengonçado, e até mesmo idiota. O pedreiro também tem de saber alinhavar os tijolos, cuidando da linha do cimento e acariciando a argamassa como se fosse a pele da namorada. Tudo é sempre carinho – e bem alinhavado.

Há uns trinta e poucos anos, repórter policial, fui reportar a morte acidental de um trabalhador da construção civil. A tábua do andaime quebrou e ele caiu vinte metros, atrás da betoneira – exatamente onde costumava almoçar a sua boia fria. A família veio buscar o corpo e conversei com um parente dele. Baiano, bom de pegar boi no espinheiro, trocou a profissão para ser domador do ar. E veio o nó da madeira e esporeou o ar atrás do equilíbrio. Não tinha nem vinte e cinco anos, apenas um sonho de casar e trazer a companheira para um lugar melhor. Conheci a sua namorada, mocinha de olhos negros e cabelos presos num coque. Já era uma senhora viúva. E com o destino traçado de todas elas. E assim ficou alinhavado mais um fim de paixão e sonhos de vida…

O sol da tarde vai se descansando lá pelos cantos de Aguaí. Tudo está sendo bem alinhavado pela tarde. E tudo anuncia chuva mansa para adormecer as crianças e tirar o calor dos velhos. Acho que vou começar a ler o livro do Rui Castro, uma biografia da Carmem Miranda. Nem tanto pela história da cantora, mas pela elegância literária do autor. E assim farei as horas necessárias para cumprir mais um dia de saudável convivência no charmoso chalé da cunhada Márcia Iared – incansável em seu mister de proteger o patrimônio artístico, religioso e cultural (ou tudo isso junto) de Vargem Grande do Sul. A cidade é pequena, mas ela segue tratando Vargem Grande do Sul como uma grande metrópole da sua elegante memória. Marcia Iared é quase uma eterna diretora de cultura da sua cidade. E escrevo isto não apenas porque estou hospedado no seu confortável chalé. Afinal, só ando em boa companhia, como já cantou Vinícius de Moraes.

A rua é tranquila e as casas, a maioria delas, tem muros baixos. E todas têm um pequeno jardim, ora de gerânios, ora de rosas e margaridas. Ou tudo junto. E isso em oração natural e regado ao fim das tardes.

O meu País segue em paz com suas casas ajardinadas e vastos quintais de mangueiras e abacateiros. E muitos meninos empinando pipas compradas no armazém da esquina. A beleza das crianças brincando com o vento é uma tristeza de não vê-las construído seus próprios maranhões, afinando varetas de taquara, colando a biqueira e o arco. E já faz anos que não vejo uma capucheta brincando nas mãos de um menino mais apressado e que bem sabe que o vento tem hora para chegar e partir.

E assim parto de mim e vou atrás de outras palavras. E o vendaval levou as minhas ideias para bem longe da Serra da Mantiqueira e um bando de siriris resolveu me acompanhar na minha caminhada pelas ruas. Encheram-me a paciência e voltei para casa. E só espero que as andorinhas também retornem para alinhavar as minhas tardes taquarenses.

Vargem Grande do Sul amanheceu sob uma densa cerração. Tão forte que passarinho estava indo a pé para casa. Coisas da Natureza.

Bom dia.

 

Zeza Amaral é jornalista, escritor e músico

Tags: CampinascolunistasHora CampinasZeza Amaral
CompartilheCompartilheEnviar
Zeza Amaral

Zeza Amaral

Prosa e outros pitacos

Notícias Relacionadas

Foto: Freepik

Você é bem-sucedido? – por Thiago Pontes

5 de dezembro de 2023
Foto: Freepik

Dicas para alugar um imóvel para as férias – por Renato Ferraz Sampaio Savy

5 de dezembro de 2023
Foto: Freepik

O Dia do Hematologista Brasileiro! – por Carmino de Souza e José Bernardes

4 de dezembro de 2023
Foto: Freepik

Venezuela – o próximo alvo? – por Luis Felipe Valle

2 de dezembro de 2023
Projeto Futebol de Rua pela Educação: mais de 200 crianças atendidas em Campinas - Fotos:  Divulgação

Já ouviu falar no Futebol de Rua pela Educação? – por Kátia Camargo

1 de dezembro de 2023
Foto: Freepik

Gratidão para as novas gerações – por Luis Norberto Pascoal

1 de dezembro de 2023












  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • João Nunes
    Sala de Cinema
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Thiago Pontes
    Ponto de Vista


Mais lidas

  • Amoroso marcou um gol de pênalti: "O mais importante é poder ajudar as famílias" Fotos: Rogério Capela

    Chuva de gols marca o Jogo da Família no Brinco; veja fotos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas convoca 93 aprovados em concursos; 61 são enfermeiros

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Placa Mercosul: saiba como identificar a cidade de um veículo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Sam’s Club inaugura sua primeira loja em Indaiatuba

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • PF prende em Valinhos português suspeito de tráfico internacional de bebês

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
PUBLICIDADE
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Seja um apoiador do Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
[email protected]

Editores de Conteúdo

Laine Turati
[email protected]

Maria José Basso
[email protected]

Silvio Marcos Begatti
[email protected]

Reportagem multimídia

Eduardo Martins
[email protected]

Gustavo Magnusson
[email protected]

Leandro Ferreira
[email protected]

Noticiário nacional e internacional fornecido pela Agência Brasil, Lusa News e ONU News

Para falar conosco

WhatsApp

(19) 9 9894-0016

Canal Direto

[email protected]

Redação

[email protected]

Departamento Comercial

[email protected]
  • ANUNCIE
  • WHATSAPP

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO
  • GERAL
  • NEGÓCIOS

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist