2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Hora Campinas - um ano

A-ha em Campinas: 30 anos de um momento inesquecível

Em maio de 1991, grupo norueguês realizou shows no Brinco de Ouro e na antiga boate Anonymat

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
30 de maio de 2021
em Hora Campinas - um ano
Tempo de leitura: 5 mins
A A
A-ha em Campinas: 30 anos de um momento inesquecível

Após o show, os músicos do A-ha estenderam a noite até a antiga boate Anonymat. Foto: Arquivo Pessoal/Elcio Yoshii

Em janeiro de 1991, o grupo norueguês A-ha entrou para o livro dos recordes ao estabelecer o maior público pagante da história da música. Reuniu cerca de 200 mil pessoas na segunda edição do festival Rock in Rio, realizado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Apenas quatro meses depois da apoteose em solo carioca, a banda aportou em Campinas para tocar no estádio Brinco de Ouro da Princesa, que completa 68 anos de existência nesta próxima segunda-feira (31). A histórica e até hoje inédita passagem do A-ha pela cidade ocorreu há exatos 30 anos e o Hora Campinas relembra a ocasião envolvendo um dos maiores fenômenos do pop rock mundial.

No primeiro semestre de 1991, o trio formado pelo vocalista Morten Harket, pelo guitarrista Paul Waaktaar-Savoy e pelo tecladista Magne Furuholmen percorria o mundo com a megaturnê “Walk Under Sun, Dance Under Moon”, referente ao quarto disco “East of the Sun, West of the Moon”, lançado em outubro de 1990.

O sucesso estrondoso no Brasil, então responsável por mais de 2 milhões de cópias vendidas de álbuns da banda, abriu portas para uma extensa excursão pelo país, a maior já realizada até aquele momento. A turnê teve início no dia 17 de maio de 1991, em Brasília, seguindo por Goiânia, Belo Horizonte e Uberlândia.

Morten Harket, no auge da banda. Foto: Arquivo Pessoal/Elcio Yoshii

O A-ha chegou a Campinas no dia 21 de maio de 1991, às vésperas de uma greve geral contra medidas econômicas do Plano Collor. Originalmente agendado para o dia 22 de maio, o show no Brinco de Ouro precisou ser adiado por cinco dias por conta da paralisação dos trabalhadores, ocorrida nos dias 22 e 23.

Como consequência disso, a banda tocou primeiro em Ribeirão Preto e São Paulo, antes de sacudir o público campineiro, no dia 27 de maio. A apresentação no campo do Guarani contou com um setlist composto por 19 músicas, incluindo grandes sucessos como “Take On Me”, “Hunting High and Low”, “Stay On These Roads”, “You Are The One”, “Crying In The Rain”, “Early Morning” e “I Call Your Name”.

Ingresso do show no Brinco de Ouro. Foto: Arquivo Pessoal/Mauricio Gomes

Ao término do show, os integrantes do A-ha estenderam a noite até a antiga boate Anonymat, que ficava localizada na esquina da Rua Paula Bueno com a Rua Osvaldo Cruz. O local, que tinha como um dos sócios o empresário Dixon Carvalho, posteriormente prefeito de Paulínia, não funcionava às segundas-feiras, mas uma exceção foi aberta para atender o desejo de curtição do grupo.

Alocados em um dos camarotes da casa, os rapazes do A-ha não resistiram à tentação e resolveram descer para “dar uma canja”, dividindo palco com a banda campineira Artigo 26.

Maurício Rosa, fundador e baixista do Artigo 26. Foto: Divulgação/Artigo 26

“Esse episódio foi uma coisa muito marcante na nossa vida, inesquecível até hoje. A gente estava tocando e de repente o pessoal do A-ha apareceu dançando na pista. Depois, cedemos os nossos instrumentos para eles. Parecia brinquedo de criança perto do equipamento que costumavam usar, fora da nossa realidade”, brinca o músico Mauricio Rosa, fundador e baixista do Artigo 26.

“Os caras subiram no palco com uma postura bem humilde, como se fossem nossos amigos. Durante quase duas horas, tocaram repertório próprio e mais algumas músicas que gostavam. Houve um momento em que o vocalista ficou ajoelhado na frente das caixas de retorno cantando com as meninas que queriam tietá-lo. Foi um negócio bem intimista. Depois do show, a gente conversou um pouco com eles, apesar do nosso inglês bastante limitado”, acrescenta Sérgio Grande, então guitarrista do Artigo 26.

Durante a permanência de quase 10 dias no estado de São Paulo, os músicos do A-ha ficaram hospedados no hotel Royal Palm Plaza e foram transportados pelos ônibus da empresa de viação Caprioli Turismo, de Campinas.

“Na época, a gente transportava muitas bandas e artistas que vinham para São Paulo, como Michael Jackson, Guns N’ Roses e Faith No More. No caso do A-ha, o que nos surpreendeu é que eles preferiram ficar em Campinas, mesmo tendo shows na capital. Como eu falava inglês fluente, acompanhei a banda em algumas atividades na cidade, sempre indo junto no ônibus, então houve todo esse charme da convivência”, relembra Alexandra Caprioli, atual diretora de Turismo de Campinas, que revela um episódio curioso envolvendo o vocalista Morten Harket. “Ele gostava muito de plantas e flores, então a gente o levou até um produtor de orquídeas”, conta.

Alexandra Caprioli também atuou na organização do evento na Anonymat, que terminou com a performance inesperada do A-ha. “Convencemos o dono da boate, convidamos o Artigo 26 e tivemos a ajuda do Gustavo Pinheiro, diretor da rádio Educadora, que fez uma promoção com os ouvintes para distribuir convites para a festa”, relata Alexandra. Mal sabiam eles que o A-ha decidiria dar um show privê surpresa.

“Eles mesmos se ofereceram para tocar, ninguém pediu, então foi muito legal. Estavam totalmente à vontade naquele ambiente. Todo mundo que estava nesse show da Anonymat teve a mesma sensação de estar vendo uma coisa que possivelmente nunca mais se repetiria”, aponta Alexandra Caprioli.

O publicitário Mauricio Gomes dos Santos, que à época trabalhava na Caprioli Turismo, também estava presente na Anonymat naquela mágica noite de 27 de maio de 1991. Segundo ele, essa casa noturna era uma das poucas opções de entretenimento em Campinas naquele período. “Na época, a cidade não tinha muitos atrativos. Havia somente o shopping Iguatemi e os bares do Cambuí que faziam sucesso, além da Anonymat, que trazia nomes como Ira!, Lobão, Titãs e Paralamas”, recorda-se Gomes.

Após encerrar a estadia em Campinas, o A-ha seguiu para o Nordeste, onde tocou em Fortaleza, Recife, Aracaju e Salvador. A turnê sul-americana ainda se estendeu a Porto Alegre, além de Bueno Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile.

Os rapazes do A-ha resolveram “dar uma canja” na boate Anonymat:

O tecladista “Mags” (Arquivo Pessoal/Mauricio Gomes)
O guitarrista “Pal” (Arquivo Pessoal/Mauricio Gomes)
O vocalista Morten Harket (Arquivo Pessoal/Elcio Yoshii)

A-ha de volta ao Brasil em 2022

Com sete passagens pelo Brasil, sendo a primeira delas em 1989 e a mais recente em 2015, o A-ha retornará ao país no ano que vem, como parte da turnê comemorativa de 35 anos do álbum de estreia “Hunting High and Low”.

Inicialmente prevista para setembro de 2020, a excursão pela América do Sul foi adiada para agosto deste ano, mas precisou ser novamente alterada por conta da situação crítica da pandemia de Covid-19 no continente. Em 2022, a banda se apresentará em cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. As datas serão anunciadas em breve.

Documentário sobre a banda

Formado em 1982, em Oslo, na Noruega, o A-ha terá a sua história de quase quatro décadas contada no documentário “A-ha The Movie”, cujo trailer foi divulgado no último dia 21. A estreia do filme acontecerá neste mês de junho, no Tribeca Film Festival, em Nova York. O longa-metragem também será exibido nos cinemas da Europa, mas ainda não há informações se chegará ao Brasil. Com imagens de arquivo e depoimentos dos integrantes da banda, o documentário mostrará como três jovens noruegueses alcançaram o estrelato mundial nos anos 80 e 90.

Confira abaixo o trailer do filme:

Tags: A-haAnonymatArtigo 26BrasilBrinco de OuroCapriolishowturnê
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

É o fim dos 61 anos de história do City Bar? Jamais, diz dono
Cidade e Região

Especial reúne reportagens de maior audiência: reveja

Por Marcelo Pereira
25 de março de 2022

...

Hugues Jorge coleciona histórias e conquistas há 96 anos
Hora Campinas - um ano

Hugues Jorge coleciona histórias e conquistas há 96 anos

Por Gustavo Magnusson
20 de março de 2022

...

“Mães Paralelas” consolida Almodóvar harmônico e solene – por João Nunes

“Mães Paralelas” consolida Almodóvar harmônico e solene – por João Nunes

1 de março de 2022
Futebol de botão resiste ao tempo e à pandemia em Campinas

Futebol de botão resiste ao tempo e à pandemia em Campinas

15 de fevereiro de 2022
Morre Rubem Costa, o “Senhor das Letras”, aos 102 anos

Morre Rubem Costa, o “Senhor das Letras”, aos 102 anos

2 de fevereiro de 2022
Benedicto Lopes: um desbravador do automobilismo

Benedicto Lopes: um desbravador do automobilismo

17 de janeiro de 2022
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa das Nações de Joaquim Egídio tem início nesta quinta-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.