2 de maio de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Opinião

Artigo: ‘Tarifaço’ dos EUA, impactos para empresas brasileiras e a urgência na revisão de contratos internacionais – por Cecília Freitas e Gustavo Lemos

Redação Por Redação
2 de maio de 2025
em Opinião
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Artigo: ‘Tarifaço’ dos EUA, impactos para empresas brasileiras e a urgência na revisão de contratos internacionais – por Cecília Freitas e Gustavo Lemos

Foto: Freepik

Apesar de originalmente terem sido direcionadas principalmente à China, as novas medidas tarifárias impostas pelo governo dos EUA já vem provocando reflexos diretos e indiretos nas empresas brasileiras, especialmente do setor industrial, incluindo exportadoras diretas para o mercado norte americano e fornecedoras integradas a cadeias globais de suprimentos com destino aos EUA.

Mas além das repercussões econômicas, o atual cenário exige atenção quanto aos aspectos jurídicos dos contratos internacionais mantidos por empresas brasileiras, diante de possíveis choques tarifários e instabilidades regulatórias que tendem a se acentuar com o avanço das medidas protecionistas dos EUA.

Como as novas tarifas dos EUA impactam as empresas brasileiras?

O pacote tarifário anunciado pela administração norte-americana em 2025 marcou uma mudança significativa na economia mundial. Além de elevar para 125% as tarifas aplicáveis a produtos oriundos da China, foram impostas tarifas adicionais uniformes de 10% sobre as importações de países que mantêm déficit comercial com os EUA – incluindo o Brasil.

Neste contexto, diversos países, especialmente aqueles que enfrentam a aplicação das tarifas adicionais, vem adotando estratégias para enfrentamento destas medidas, tais como aumento de suas próprias tarifas e revisão de acordos bilaterais, visando salvaguardar seus mercados internos e incentivar a produção local.

Conforme noticiado pela mídia, a União Europeia, por exemplo, considera elevar tarifas em relação a alguns produtos americanos a fim de contrabalançar os efeitos comerciais e econômicos.

Os países asiáticos, por sua vez, tendem a reestruturar cadeias produtivas e buscar novos mercados ou parcerias comerciais, a fim de diminuir a dependência do mercado americano.

Estas mudanças poderão intensificar a concorrência sobre produtos brasileiros em mercados alternativos, impactando as vendas e receitas de empresas brasileiras, além de forçar a adoção de estratégias que, em casos mais críticos, poderão resultar na redução de mão de obra e de produção, devido à pressão sobre margens de lucro.

Somado aos impactos negativos advindos das eventuais medidas adotadas por países com os quais as empresas brasileiras possuem relação comercial, praticamente todos os bens e produtos que sejam exportados para os EUA sofrerão um acréscimo de 10% em sua base de cálculo, sendo que aqueles que são exportados em maior volume, sofrerão um impacto ainda maior em razão do seu encarecimento.

Que tipos de empresas brasileiras serão mais afetadas?

Dentre as empresas que poderão ser especialmente afetadas pelo novo regime tarifário imposto pelos Estados Unidos, estão incluídas: Siderúrgicas e metalúrgicas. Mesmo não sendo o alvo direto das tarifas, essas empresas podem sofrer com substituição de fornecedores, redirecionamento de demanda e queda nos preços internacionais por excesso de oferta no mercado.

Fabricantes de componentes eletrônicos, baterias e autopeças. O aumento de tarifas pode gerar pressões por renegociação, realocação de plantas e alterações em contratos de fornecimento com cláusulas de preço fixo.

Empresas brasileiras que integram a cadeia de fornecimento para os EUA. Essas empresas podem ser impactadas por encomendas reduzidas, revisão de pedidos, e até reestruturações de contratos internacionais sob alegação de hardship ou força maior econômica.

Setores de alta tecnologia e insumos industriais avançados. Empresas ligadas a química fina, semicondutores, polímeros, grafeno e outros materiais aplicados em energia, mobilidade elétrica e TI. A tarifa sobre produtos chineses pode provocar uma reorganização de rotas comerciais e sourcing, afetando fornecedores brasileiros que operam por meio de hubs logísticos na Ásia.

Revisão Contratual como estratégia preventiva de conflitos e prejuízos

Em um cenário de volatilidade tarifária e incertezas nas relações comerciais internacionais, contratos rígidos podem aumentar os riscos jurídicos e reduzir a resiliência empresarial.

A ausência de mecanismos que permitam reajustar preços e condições de pagamento diante de desbalanceamento econômico-financeiro entre as partes, bem como de mudanças legislativas e regulatórias no país destino, principalmente em relação a tributos, além de possibilidade de alteração de condições de entrega de bens e produtos, poderão caracterizar hipóteses de descumprimento contratual, sujeitando as empresas brasileiras a penalidades, que poderão incluir multas, suspensão e até rescisão contratual.

Diante disso, a revisão contratual por empresas brasileiras que operem com contratos internacionais, direta ou indiretamente com os EUA, se mostra como medida estratégica de urgência para garantir previsibilidade, competitividade e preservar relações comerciais de longo prazo.

 

Gustavo Lemos Fernandes é advogado, sócio da área de Suporte Legal a Negócios do Escritório Emerenciano, Baggio & Associados – Advogados e especialista em Direito Societário, Fusões e Aquisições, Contratos e Prevenção de Riscos Corporativos.

 

Cecília Freitas é advogada, coordenadora da área de Suporte Legal a Negócios do Escritório Emerenciano, Baggio & Associados – Advogados e especialista em Direito Contratual, Societário, Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados.

 

Este conteúdo possui caráter meramente informativo, não consistindo em qualquer tipo de consultoria, recomendação ou orientação técnica e/ou legal para casos concretos a respeito dos temas aqui abordados.

Tags: ArtigoDireitoEconomiaempresasEUAHora CampinasmercadoOpiniãotarifaçoTrump
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner
Opinião

Artigo – Dia do Trabalho: Quando o coração não acompanha o relógio – por Deborah Dubner

Por Redação
1 de maio de 2026

...

Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco
Opinião

Artigo: Sertão THC – por Guilherme Athayde Ribeiro Franco

Por Redação
30 de abril de 2026

...

Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

Artigo: Educação e tecnologia em prol da tradição indígena – por Flávio Santos

29 de abril de 2026
Artigo: A relatividade de um fim absoluto – por  Joaquim   Z.   Motta 

Artigo: A relatividade de um fim absoluto – por  Joaquim   Z.   Motta 

28 de abril de 2026
Programa gerador da declaração do IR é liberado nesta quinta-feira

Artigo: Mais renda, mais investimentos — e mais erros no Imposto de Renda – por Sandro Rodrigues

27 de abril de 2026
Artigo: A inovação é estratégica! Mas é a proteção da patente que garante geração de valor – por Clara Toledo Corrêa

Artigo: A inovação é estratégica! Mas é a proteção da patente que garante geração de valor – por Clara Toledo Corrêa

26 de abril de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    Cartórios da região de Campinas terão horário ampliado para regularização de títulos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Entre bicicletas e lembranças: a saudade de Edson Lunardi – por Alexandre Campanhola

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cartórios eleitorais de Campinas mudam de endereço nesta semana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa das Nações de Joaquim Egídio tem início nesta quinta-feira em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Praça do Coco: Prefeitura diz que árvores serão substituídas por dois jequitibás

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.